Translate

05 setembro 2023

Custo do Cigarro

 

O custo do cigarro já foi objeto de longa discussão no tempo. Alguns consideram que uma forma de reduzir o consumo é através de um preço mais elevado. Neste caso, cobrar mais impostos pode ser uma saída, já que ajuda a custear o sistema público de saúde, que irá arcar com as consequências do consumo do produto. As alíquotas do cigarro são elevadas no Brasil.

Mas o custo não é composto somente de impostos. O fato de o Brasil ser produtor do insumo reduz o custo. Assim como um processo de fabricação em massa ou um custo de distribuição menor poderiam reduzir o impacto do imposto mais elevado.

Um levantamento feito com o preço do maço de Marlboro, uma marca mundial, mostrou o custo do produto em diferentes países. O gráfico acima traz a variação do preço do produto em dólares. Assim, o valor também é afetado pela taxa de câmbio. Países onde a cor é mais próxima do vermelho significam um custo mais elevado. A Austrália e a Nova Zelândia fazem com que um fumante pague mais de 20 dólares por maço. A Irlanda tem um preço de 16 dólares.

Por outro lado, os turcos pagam 1,42 por maço. Um dólar a menos do que um maço no Brasil, que custa, segundo a pesquisa, 2,43. Os países com a cor verde escura pagam menos pelo vício.

(Traduzindo: há espaço para o aumento de receita tributária aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário