Translate

28 setembro 2023

O que determina a alíquota efetiva de uma empresa

As empresas de contabilidade são menos importantes do que o sócio que lidera a equipe que trabalha com um cliente na questão de impostos corporativos, em termos do impacto na taxa de imposto efetiva da empresa e na probabilidade de enfrentar uma auditoria do Internal Revenue Service (IRS), de acordo com um estudo recente.

O estudo, que foi publicado no Journal of Accounting and Economics, utilizou dados da Secretaria da Receita dos Estados Unidos, de empresas com ações negociadas na bolsa e empresas de capital fechado, a fim de identificar os executivos, os contadores, as empresas de contabilidade e os preparadores de impostos e seu impacto nos resultados fiscais das empresas.

O estudo descobriu que o sócio responsável pelo trabalho de preparação de impostos tem o dobro de impacto sobre a taxa efetiva de impostos da empresa do que sua empresa e era um fator maior na determinação da probabilidade de uma auditoria do IRS.

"Perguntamos por que algumas empresas pagam mais impostos e outras pagam menos", disse Jaron Wilde, professor associado de contabilidade na Tippie College of Business da University of Iowa, em um comunicado. "A resposta é que o sócio (partner) importa muito mais do que a empresa de contabilidade." Ele coassinou o estudo com Andrew Belnap da University of Texas e Jeffrey Hoopes da University of North Carolina. Os pesquisadores analisaram mais de 94.000 declarações de impostos de empresas dos EUA, com ativos de US$ 10 milhões ou mais, que usaram um preparador de impostos externo, entre 2005 e 2016. A grande maioria (91%) das empresas era de capital fechado. Os professores criaram um modelo para determinar qual das quatro pessoas teve o maior impacto nos impostos pagos pela empresa: o CEO, o CFO ou diretor de contabilidade-chefe, o sócio do preparador de impostos ou a empresa do preparador. O CFO e o diretor de contabilidade-chefe tiveram o maior impacto, pois supervisionam os registros financeiros da empresa e contratam e demitem a empresa de contabilidade. Mas, entre as partes externas, o sócio individual da empresa teve um impacto muito maior do que a empresa. A variedade de serviços promovidos pelas empresas tinha menos importância do que o sócio individual que realmente gerencia o processo de preparação de impostos.


Os pesquisadores também analisaram as características demográficas dos sócios e descobriram que a renda e o gênero eram os fatores mais significativos. Sócios que ganhavam rendas maiores tinham um impacto maior nas declarações de impostos de seus clientes, e parceiros do sexo masculino tendiam a estar associados a uma maior probabilidade [risco?] de uma auditoria do IRS. Por outro lado, características como idade, estado civil, cargo ou se o parceiro também era advogado tiveram pouco ou nenhum impacto no resultado.

A pesquisa indica que, embora as empresas de contabilidade forneçam uma variedade de serviços, é o partner individual que gerencia o processo de preparação de impostos que tem a maior influência na taxa de imposto efetiva de uma empresa e na probabilidade de uma auditoria do IRS.

Fonte: Accounting Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário