Translate

15 setembro 2023

Trapaça no Xadrez

Recentemente, o mundo do xadrez viveu uma novela envolvendo grandes jogadores e trapaça. Em um torneio realizado nos Estados Unidos, o então campeão mundial, Magnus Carlsen, foi derrotado por Hans Niemann. Logo em seguida, o norueguês Carlsen recusou-se a jogar com Niemann em uma competição online. Comentava-se que Niemann trapaceou, jogando com ajuda de um computador.

As acusações levaram a um processo em que Niemann solicitava uma indenização de cem milhões de dólares de Carlsen, Nakamura - um grande jogador que apoiou as afirmações de trapaça - e o site chess.com, que havia suspendido Niemann de seus jogos por suspeita de fraude. O processo foi considerado improcedente, e recentemente as partes resolveram a disputa.

Mas eis que Niemann se envolve novamente em uma polêmica, novamente em um torneio online na mesma plataforma. Desta vez, o jovem Niemann jogava contra Kramnik e venceu o jogador em uma partida em que os primeiros movimentos eram de amplo conhecimento de Kramnik: a Defesa Berlim. Vladimir Kramnik (foto) é um grande jogador de xadrez e já foi campeão mundial, derrotando Kasparov. E ele ainda joga muito.


Kramnik achou estranha a derrota, e no jogo seguinte, jogou com as peças pretas, fazendo os primeiros movimentos 1. e4 f6 2. d4 g5, e as brancas poderiam dar xeque-mate no lance seguinte. Obviamente, era um protesto. No entanto, Niemann recusou-se a fazer o lance e desistiu do jogo.

Kramnik tem a opinião de que existe muita trapaça em jogos online, algo que é compartilhado por outros jogadores. As plataformas tentam reduzir esse problema com monitoramento e análise de desempenho, mas isso é muito complicado. O ex-campeão acha estranho que alguns jogadores possuam uma elevada precisão nos jogos contra ele. Segundo seus dados, em 27 dos 100 jogos que ele fez online, a precisão do adversário foi acima de 90%; contra Carlsen, o nível de precisão acima de 90% - o que corresponde a fazer o melhor lance em 9 de cada 10 - ficou em 3 jogos em 100. Kramnik acha que os adversários estão cuidadosos em jogarem trapaceando contra Carlsen, pois isso seria muito "visível". Mas contra ele isso não aconteceria.

Em sua opinião, cerca de 20% dos participantes dos torneios online jogam com ajuda de computador pelo menos algumas vezes. Uma possibilidade é colocar câmeras de vigilância no ambiente onde o jogador está. Outra é aumentar as punições. O grande problema é que esses torneios não possuem a chancela da entidade oficial que organiza o xadrez no mundo, a FIDE.

Esta é uma situação onde a questão da integridade e honestidade é tratada, especialmente em um mundo onde a máquina pode ajudar neste sentido. Assim como a honestidade e a transparência são essenciais no xadrez para garantir um jogo justo, a contabilidade requer integridade e conformidade com as normas e regulamentos financeiros. A trapaça ou a fraude contábil podem ter sérias consequências legais e financeiras para as empresas e os indivíduos envolvidos.

E nunca é demais lembrar que Pacioli, admirado por muitos e considerado por alguns como o inventor das partidas dobradas, não, não foi. Ele escreveu um livro sobre xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário