Translate

11 setembro 2023

Como a Aramco, a maior petrolífera do mundo, tornou-se "verde"

 Da Bloomberg, via aqui:


A improvável parceria entre a Aramco e a ESG começou com a criação de duas subsidiárias - a Aramco Oil Pipelines Company e a Aramco Gas Pipelines Company. A Aramco vendeu 49% das ações de cada unidade para consórcios liderados pela EIG Global Energy Partners LLC e BlackRock Inc., respectivamente. Esses investidores utilizaram empréstimos-ponte de bancos para financiar essas transações.

Para gerar dinheiro para pagar os empréstimos bancários, os consórcios EIG e BlackRock criaram dois veículos especiais: EIG Pearl Holdings e GreenSaif Pipelines Bidco, ambos registrados no mesmo endereço no Luxemburgo. Esses VEs então emitiram títulos, que, como não tinham ligações diretas com a indústria de combustíveis fósseis, acabaram obtendo uma pontuação acima da média em uma triagem de sustentabilidade amplamente utilizada pela JPMorgan Chase & Co., com base em pontuações de ESG de terceiros.

A partir daí, os títulos foram incluídos nos índices ESG da JPMorgan, que são rastreados cumulativamente por cerca de US$ 40 bilhões em ativos sob gestão. Os investidores nos títulos dos VEs incluem fundos geridos pelo UBS Group AG, Legal & General Investment Management e a divisão de investimentos da HSBC Holdings Plc." (Tradução ChatGPT) (Foto: Bermix Studio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário