Translate

27 setembro 2023

IA e a Contabilidade

Como agir diante da Inteligência Artificial? Um texto da Business Insider mostra o caso da KPMG. Eis o texto, com tradução do GPT:

A KPMG US espera que precise de mais (1) pessoas à medida que busca que seus funcionários trabalhem mais com a inteligência artificial.

O chefe de um grupo de inovação em IA e tecnologia digital da KPMG espera que a tecnologia exija mais trabalhadores. Steve Chase tem a tarefa de transformar a KPMG US por meio da adoção de IA, análises e outras tecnologias.

A empresa anteriormente afirmou que investiria US$ 2 bilhões ao longo de cinco anos em IA. Bonanças tecnológicas podem eliminar muitos empregos.

Essa é uma das preocupações em relação à corrida em direção à inteligência artificial. Steve Chase, um consultor de longa data da KPMG US, ouviu os alertas. E ele os ouviu no final dos anos 1990 e meados dos anos 2000 em relação ao surgimento da internet (2) e ao possível efeito de eliminação de empregos que isso poderia ter na consultoria.

Chase, que comandará um novo grupo de inovação em IA e tecnologia digital na KPMG US, espera que a IA seja como outras ondas tecnológicas - apenas maior. E, como essas ondas anteriores, ele espera que a empresa continue a crescer.

"Estamos absolutamente prevendo que precisaremos de mais pessoas", disse ele à Insider, "porque o número de perguntas que estamos recebendo dos clientes está aumentando."

Isso provavelmente é uma boa notícia para os 35.000 funcionários nos Estados Unidos na gigante de contabilidade e consultoria. A KPMG afirmou no verão que investiria US$ 2 bilhões (3) em IA ao longo de cinco anos como parte de um esforço conjunto com a Microsoft.

"Temos a capacidade de ser muito mais rápidos e abrangentes usando essas ferramentas para colocar o conhecimento nas mãos de quem precisa para resolver um problema de negócios", disse Chase. Uma maneira pela qual as pessoas permanecerão essenciais, segundo ele, é garantir que as informações e recomendações produzidas pela IA tenham mérito.

Os humanos precisarão ser capazes de fazer as perguntas certas à IA para obter respostas sólidas, disse Chase. Eles também precisarão pedir e avaliar citações para entender no que a IA pode basear suas recomendações, acrescentou.

Essa necessidade de interação humana com a IA é notável porque, no passado, a automação tornou alguns empregos obsoletos. No entanto, ao longo do tempo, esses mesmos ganhos tecnológicos podem acabar criando mais empregos do que eliminam, porque tornam os trabalhadores mais produtivos. Uma das questões de alguns observadores é se a onda de IA será diferente das muitas inovações tecnológicas anteriores - se será tão profunda que o número de empregos criados não acompanhará os perdidos.

Chase disse que o objetivo que lhe foi atribuído é transformar a KPMG US por meio da adoção sistemática de IA, análises e outras tecnologias emergentes.

Uma das coisas que torna a IA única, segundo ele, é que no passado, as pessoas do lado comercial de uma empresa costumavam recorrer às pessoas de tecnologia e pedir ajuda para alcançar um objetivo. "Agora, a tecnologia está literalmente mudando a oportunidade de pensar sobre o modelo de negócios", disse Chase.

Um exemplo de mudança na KPMG US pode ser na forma como a empresa reúne as decisões que surgem de reuniões com clientes, especialmente grandes encontros de vários dias onde muitas pessoas precisam saber os resultados. Tradicionalmente, havia muito trabalho em documentar as decisões e delineando os próximos passos. "Estamos trazendo online a capacidade de mudar radicalmente isso em termos de como acontece e de ser capaz de resumir, escrever os e-mails e fazer o acompanhamento, etc.", disse ele, referindo-se a como a IA ajudará.

Além de ter um bot fazendo recomendações sobre os próximos passos, o uso da IA significará repensar como as equipes são montadas. Grupos focados no envolvimento com o cliente ou em funções como marketing não serão montados da mesma maneira que no passado, observou.

"E, portanto, você precisa ensinar às pessoas qual é o novo trabalho delas", disse Chase. Esses trabalhos envolverão "pessoas habilitadas ou aumentadas por um conjunto cada vez melhor de ferramentas".

Chase disse que os clientes frequentemente perguntam como a IA é usada dentro das empresas. Ele disse que a KPMG US tem exemplos, principalmente em áreas como auditoria interna, finanças, recursos humanos e operações. Mas o impacto mais amplo, disse ele, é o amplo conhecimento que a IA pode trazer a todos os trabalhadores dentro de uma organização.

As empresas precisarão ser capazes de articular uma estratégia de IA, disse Chase, mas também pensar em termos mais amplos. "Me diga qual é a sua estratégia de negócios e inclua a IA nela", disse ele. "Pense onde seu modelo de negócios pode ser interrompido e pense no que você vai fazer a respeito."

Ao deixar parte do trabalho pesado para a IA, Chase disse que espera que mais funcionários tenham tempo para análises e para trabalhar com outros para garantir que essas informações sejam compartilhadas e compreendidas.

"Eu sei que as pessoas estão falando sobre 'Bem, isso vai reduzir a interação humana'", disse ele, referindo-se à IA. "Eu vejo exatamente o oposto." (4)

(1) Você não leu errado. É isto mesmo. 

(2) Se você pesquisar, é possível encontrar casos mais antigos ainda. 

(3) Mesmo considerando o porte da KPMG, o valor é expressivo. Isto pode ser um efeito demonstração (um concorrente investe em IA e minha empresa também deve investir. Ótimo para quem está na área, pois irá gerar mais dinheiro. Ótimo para os picaretas, que vendem ilusões para os executivos que não entendem nada do assunto

(4) Devemos ter o cuidado aqui pois o texto expressa a opinião de quem é da área, que deseja vender sua posição. Além disto, trata-se de um caso somente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário