Translate

22 setembro 2023

Pais e Filhos

A FTX é uma empresa envolvida em criptomoedas e na negociação de ativos digitais. Foi fundada em 2017 por Sam Bankman-Fried e Gary Wang, destacando-se no mercado de criptomoedas por oferecer uma ampla gama de produtos e serviços. Sua expansão foi rápida, chegando a contratar celebridades para impulsionar seus negócios.

Há alguns meses, a empresa começou a enfrentar problemas, e o escândalo que se seguiu revelou uma gestão amadora e um grande desvio de recursos dos investidores. Com sede nas Bahamas, mas com filiais em outros países, os problemas da empresa afetaram o mercado de ativos digitais. Seu fundador e gestor, Sam Bankman-Fried, antes uma celebridade que participava de entrevistas e apresentações com um estilo descolado, esteve envolvido nos problemas da empresa. Ele foi deportado e atualmente está preso nos Estados Unidos.

Neste período conturbado, várias informações vieram a público sobre o estilo de vida de SBF, como Sam às vezes é chamado, que incluía gastos excessivos. Também soubemos sobre as ações polêmicas dos pais de SBF. O pai, um professor de direito chamado Allan Joseph Bankman, foi acusado de evasão fiscal e de ajudar a movimentar o dinheiro da empresa de maneira duvidosa. Sua mãe, Barbara Fried, também estava envolvida nas operações do filho.


Segue um texto, de Matt Levine, da Bloomberg, sobre a relação dos pais de SBF com o escândalo da FTX (fiz pequenas alterações para melhorar a compreensão):

[Bárbara] é professora emérita da Faculdade de Direito de Stanford e... era vista como a conselheira mais influente em relação às contribuições políticas de Bankman-Fried e do Grupo FTX, pedindo repetidamente ao seu filho para apoiar o "Mind the Gap", o comitê de ação política que ela co-fundou. Barbara também deu títulos um tanto suspeitos a seus artigos de pesquisa, incluindo "Os Limites da Responsabilidade Pessoal" e "Além da Culpa".

O marido de Barbara, Allan, também é professor na Faculdade de Direito de Stanford. De acordo com os documentos do tribunal, ele aparentemente aprecia as coisas mais refinadas da vida, a saber: jatos particulares. Allan é "um professor de impostos" e, aparentemente, um teórico de como não pagar impostos. Ele também parece ter estado envolvido na estruturação tributária de como retirar dinheiro da FTX. Em janeiro de 2022, Allan contou ao seu filho Sam sobre um método não tributável que permitiria a ele enviar aos seus pais uma quantia muito generosa de dinheiro - exatamente $10 milhões. Após descontar o cheque, Allan escreveu um bilhete de agradecimento ao filho: "Estamos tão tocados por este presente. Sua mãe está anunciando a aposentadoria, o que ela não teria feito de outra forma".

Um mês depois, Bankman e Fried compraram uma bela propriedade à beira-mar nas Bahamas por $16,4 milhões. Para completar, Allan tinha esta URL em seu histórico de pesquisa: www.offshorecompany.com/trusts/bahamas-asset-protection. 

Foto: Unsplash+

Nenhum comentário:

Postar um comentário