Translate

19 fevereiro 2023

Livros, livros, livros

 Nas últimas semanas li bastante. Alguns bons livros, outros nem tanto. Eis um resumo:

O Blefe de Um Bilha de Dólares - de Tom Wright e Bradley Hope - O livro conta, de forma detalhada, o escândalo do 1MDB, um fundo soberano que foi criado pelo governo da Malásia, e que sofreu um desvio de bilhões. O personagem principal é Jho Low e já falamos muito sobre este assunto no blog. O livro traz uma investigação bem aprofundada da história do furto do dinheiro público e como um picareta conseguiu enganar bancos, empresas de auditoria e a sociedade da Malásia. Há um capítulo sobre a troca de auditor, para facilitar o desvio: da Ernst Young pela KPMG. Os capítulos são curtos: são 51, para 380 páginas. Não terminei a leitura por um motivo: há "muitos" personagens na história e comecei a achar tudo muito confuso. (Acho que um anexo com os personagens facilitaria a vida do leitor)

A Teoria que não morreria - de Sharon Bertsch McGrayne - Li suas quase 400 páginas em algumas poucas horas. A teoria do título é o Teorema de Bayes e o livro conta o surgimento da proposta, sua formalização por Laplace e a resistência em aceita a "teoria". Por diversas vezes o teorema parecia morto e depois ressurge. O livro conta como Bayes ajudou a desvendar o mistério do Enigma, como os atuários usaram Bayes sem saber, que o teorema foi usado na tentativa de ligar o câncer de pulmão ao fumo, a achar um bomba atômica que sumiu, a prever a possibilidade de ocorrer um desastre nuclear (ou seja Threee Mile Island) e muitas outras histórias. O livro conta histórias das brigas entre os estatísticos (Fisher versus Neyman-Pearson) e como o Teorema tornou-se um tabu na ciência. Muitas histórias interessantes em um livro muito fácil de ler. 

Adeus, senhor Portugal - de Rafael Cariello e Thales Zamberlan Pereira - Conta a história da independência do Brasil, destacando o fato de que este movimento teve como principal fator o aspecto econômico. Mais precisamente, as finanças públicas. Este é um livro que ainda não terminei e creio que irei postar mais sobre ele no futuro. Promete

Nenhum comentário:

Postar um comentário