Translate

13 fevereiro 2023

Deinfluencer digital: faz sentido?

 Sobre a tendência de "desinfluenciar" do TikTok, onde "influenciadores" estão dizendo para seus seguidores o que não comprar, criticando o consumo excessivo ou promovendo a necessidade de economizar dinheiro. 


Mas faz sentido? 

Os vídeos de deinfluenciados foram metamorfoseados em um formato de vídeo viral, no qual influenciadores estão avaliando produtos que não gostaram e redirecionando seguidores para outros produtos ou seus "dupes". Em essência, a maioria dos desinfluenciadores no aplicativo são realmente influenciadores com pele de ovelha. 

Este tipo de influenciador será facilmente percebido pelo usuário. 

Pessoalmente eu não colocaria meu dinheiro na revolução anti-consumo que se materializa nos aplicativos que foram projetados para vender coisas. Além da existência de influenciadores, as plataformas de mídias possuem recursos projetados para incentivar o consumo excessivo, como a rolagem sem fim, os vídeos de reprodução automática e recomendações criadas pelos algoritmos. 

Na área de finanças, os influenciadores estão na rede para recomendar a compra de ação ou fazer algum investimento. É ilusório pensar que eles promovem o bom investimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário