Translate

15 fevereiro 2023

Ex-executivo da Wirecard nega acusações de fraude

Markus Braun (foto), ex-diretor executivo da Wirecard AG, negou todas as acusações em um julgamento por seu papel em um escândalo épico de fraude que provocou o desaparecimento espetacular do que foi brevemente uma das principais empresas da Alemanha.

Em seus primeiros comentários públicos sobre seu envolvimento em um episódio que acabou com bilhões de euros em valor para os acionistas, Braun falou de um "dia de choque e dor" quando, em junho de 2020, a empresa de pagamentos digitais entrou em colapso e "o mundo acabou."

"Eu não tinha conhecimento de nenhuma falsificação na empresa e nunca fui membro de nenhuma quadrilha criminosa", disse Braun em uma audiência em Munique na segunda-feira, acrescentando que sente muito pelos investidores e funcionários que perderam o emprego.

A Wirecard desmoronou em 2020, admitindo que mais de US $ 2 bilhões em dinheiro haviam relatado anteriormente como meramente faltando provavelmente nunca existiram, e a empresa entrou com pedido de insolvência alguns dias depois, em 25 de junho de 2020.

Braun está sendo julgado no Tribunal Regional de Munique desde dezembro, ao lado de dois co-réus - o ex-contador-chefe Stephan von Erffa e Oliver Bellenhaus, que dirigia a Wirecard em Dubai e que se tornou uma testemunha-chave.


Bellenhaus tem cooperado com os promotores desde os primeiros dias da investigação. Em seu testemunho em dezembro e janeiro, ele disse ao tribunal que as alegações eram verdadeiras, que os livros foram manipulados na Wirecard e que Braun estava por trás disso.

O advogado de Braun, Alfred Dierlamm, na semana passada chamou Bellenhaus de "mentiroso profissional" e Sabine Stetter, o advogado de defesa de von Erffa, disse que Bellenhaus excluiu dados no Wirecard e mentiu até para sua esposa.

Em sua declaração, Braun tentou recuar na narrativa que Bellenhaus havia apresentado nas primeiras semanas do julgamento. O ex-CEO negou que ele fosse um membro do círculo interno que Bellenhaus havia descrito como estando por trás da fraude. Ele também negou que ele era o chefe de um sistema hierárquico onde todos seguiam suas ordens, como os promotores afirmam quando o colocaram em prisão preventiva há mais de dois anos.

"Eu não era um CEO absolutista", disse Braun. "No conselho de administração, discutimos tudo e decidimos questões por consentimento mútuo." (...)

Espera-se que Braun continue seu testemunho e responda perguntas do tribunal para mais várias audiências. A próxima data do julgamento está prevista para 16 de fevereiro.

Fonte: aqui. Traduzido via Vivaldi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário