Translate

15 fevereiro 2023

Europa proíbe venda de carros movidos a gasolina ou gasóleo a partir de 2035

O Parlamento Europeu decidiu e a medida vai mesmo para a frente. A partir de 2035, estará proibida a venda de veículos novos, movidos por motores que trabalhem a gasolina ou gasóleo. Com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções, o propósito é reduzir de forma significativa as emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.


Para 2030, a meta consiste em reduzir as emissões para 55% (face aos dados registados em 2021) nos veículos novos e 50% nas carrinhas e camiões, passando ambas para 100% em 2035.

A nova legislação determina ainda que, em 2025, a Comissão Europeia vai divulgar uma metodologia que visa reportar dados relativos às emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida dos veículos referidos, juntamente com propostas de lei, se apropriado.

De acordo com um dos membros do Parlamento, Jan Huitema, “comprar e conduzir veículos com zero emissões vai ficar mais barato para os consumidores e o mercado em segunda mão vai emergir mais rapidamente. Algo que torna a condução sustentável acessível para toda a gente”, referiu, citado no site do próprio Parlamento.

Fonte: aqui

Fiquei pensando na Exxon, que recusava reconhecer os efeitos climáticos no balanço. Mas acho que o reconhecimento das mudanças políticas, em razão da pressão de grupos ambientalistas, deve ser mensurada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário