Translate

15 fevereiro 2023

Enganou o Google e o Facebook: como a governança é frágil

postamos aqui, mas a notícia de 2019 é tão inusitada que vale uma repetição. Um lituano fraudou o Facebook e o Google em mais de 172 milhões de dólares, enviando faturas falsas. Eis a notícia do golpe: 

Evaldas Rimasauskas enfrenta até 30 anos de prisão depois de se declarar culpado de fraude em um tribunal de Nova York na semana passada por causa do esquema fraudulento de e-mail comercial.

O cidadão lituano de 50 anos foi extraditado para os EUA em agosto de 2017 após ser preso pelas autoridades lituanas em março daquele ano.


"Como Evaldas Rimasauskas admitiu hoje, ele criou um esquema flagrante para atrair empresas americanas de US $ 100 milhões e depois desviou esses fundos para contas bancárias em todo o mundo", afirmou Geoffrey S. Berman, advogado dos EUA em Manhattan disse em um comunicado.

“Rimasauskas pensou que poderia se esconder atrás de uma tela de computador no meio do mundo enquanto conduzia seu esquema fraudulento, mas como ele aprendeu, os braços da justiça americana são longos e agora ele enfrenta um tempo significativo em uma prisão nos EUA."

As empresas vítimas, embora não tenham sido mencionadas na acusação, foram identificadas em reportagens anteriores da mídia como Google e Facebook, que foram fraudados em US $ 23 milhões e US $ 99 milhões, respectivamente.

Entre 2013 e 2015, a Rimasauskas direcionou funcionários para as duas empresas com e-mails de phishing projetados para se parecerem com faturas do principal fabricante asiático de hardware Quanta Computer Inc., com o qual eles “realizavam regularmente transações multimilionárias”.

A Rimasauskas registrou e incorporou uma empresa na Letônia com o mesmo nome e a usou para abrir contas bancárias na Letônia e Chipre. Seus e-mails "supostamente de funcionários e agentes" da Quanta Computer e "foram enviados de contas de e-mail projetadas para criar a aparência falsa" de serem legítimos.

Assim que o dinheiro foi conectado às suas contas bancárias, Rimasauskas rapidamente transferiu os fundos para diferentes contas bancárias em todo o mundo, incluindo Letônia, Chipre, Eslováquia, Lituânia, Hungria e Hong Kong.

Ele também falsificou faturas, contratos e cartas que pareciam ter sido executadas e assinadas por funcionários do Facebook e Google para convencer os bancos a transferir os grandes volumes de fundos.

Como parte de sua acusação de culpa, Rimasauskas concordou em perder pouco menos de US $ 50 milhões, "representando a quantidade de recursos rastreáveis à comissão do crime". Não está claro o que aconteceu com os outros US $ 72 milhões.

Um porta-voz do Facebook disse: “O Facebook recuperou a maior parte dos fundos logo após o incidente e tem cooperado com a polícia em sua investigação."

Um porta-voz do Google disse: “Detectamos essa fraude e alertamos prontamente as autoridades. Recuperamos os fundos e estamos satisfeitos que este assunto seja resolvido."

Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário