Translate

03 fevereiro 2023

Pandemia e Capital Humano

Qual o impacto da pandemia no capital humano? Eis uma possível resposta:

A pandemia do COVID-19 levou ao fechamento parcial ou total das escolas em quase todos os países do mundo. Em média, nos países da OCDE, os prédios escolares foram totalmente fechados por 13 semanas e parcialmente fechados por mais 24 semanas entre março de 2020 e outubro de 2021, o que combinado é equivalente a cerca de um ano letivo completo. As perdas de aprendizado decorrentes do fechamento da escola podem ser difíceis de compensar e, portanto, podem ter um impacto econômico a longo prazo nos alunos afetados, com possíveis conseqüências macroeconômicas duradouras (Ilzetzki 2020, Kuhn et al. 2020, Popova et al. 2020).

Figura 1 Duração do fechamento da escola entre março de 2020 e outubro de 2021

Exploramos uma nova medida do capital humano, derivada em Égert et al. (2022), que combina os anos médios de escolaridade (MYS) e os dados da OCDE do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA). A nova medida é uma média ponderada pela coorte das pontuações anteriores do PISA (representando a qualidade da educação) da população em idade ativa e os anos médios correspondentes da escolaridade (representando a quantidade de educação). Os pesos para pontuações de PISA e anos médios de escolaridade são estimados a partir de regressões que consideram quão bem as variáveis ponderadas pela coorte explicam pontuações do Programa de Avaliação Internacional de Competências para Adultos (PIACC).

Com base nessa nova medida, podemos calcular separadamente o efeito da pandemia nas pontuações do PISA e nos anos médios de escolaridade (MYS) e alimentá-lo na medida de estoque do capital humano. Para cada coorte impactada, somamos os efeitos da pandemia nos resultados dos testes MYS e PISA para estimar o efeito geral no capital humano. Nós os calculamos usando as elasticidades do MYS e do PISA em relação ao capital humano, estimado em Égert et al. (2022). Em seguida, calculamos uma média ponderada da população do impacto de cada coorte afetada para fornecer o efeito global no capital humano.

A nova medida do capital humano mostra uma correlação robusta com a produtividade dos países da OCDE nas regressões do painel de séries temporais entre países. Isso nos ajuda a quantificar as perdas macroeconômicas devido ao fechamento de escolas, refletidas nas perdas nas pontuações do PISA e nos anos médios de escolaridade.

Usando essas estimativas, consideramos três cenários:

O efeito do fechamento das escolas na primavera de 2020 experimentado em muitos países da OCDE, que correspondiam aproximadamente a um terço do fechamento de um ano letivo. Esse período de fechamento se traduz em uma redução de -2,6% nos anos médios de escolaridade correspondendo a uma redução de 1,1% no Pontuações do PISA.

O efeito de um fechamento escolar de um ano, correspondendo amplamente ao fechamento total médio (total e parcial) de escolas observado nos países da OCDE desde o início da pandemia e, de acordo com uma primeira avaliação, à perda de aprendizado dos estudantes mais desfavorecidos dos EUA (Departamento de Educação dos EUA, 2022). Esse cenário se traduz em uma redução de -8,2% no MYS e uma queda de desvio padrão de -0,37 nas pontuações do PISA, correspondendo a uma redução de 2,9% nas pontuações do PISA.

O efeito de um fechamento escolar de dois anos, que ocorreu apenas raramente e amplamente correspondendo ao fechamento total (total e parcial) da escola na Colômbia, Chile, Coréia e México desde o início da pandemia, o que se traduz em uma redução de -16,5% no MYS e de 5,6% e -0,72 desvio padrão cai nas pontuações do PISA

Estimamos o impacto do fechamento da escola na produtividade por meio do efeito do capital humano nesses três cenários. (...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário