Translate

12 fevereiro 2023

Futebol ou futebol americano: placar importa?

Da Newsletter da Bloomberg:

No Campeonato Mundial de futebol de 2022, 64 jogos resultaram em apenas 15 resultados finais diferentes, com 70% dos jogos a produzir alguma combinação de zero, um e dois gols. Já na Liga Nacional de Futebol de 2022, daquilo a que os britânicos chamam futebol americano, 272 jogos produziram 181 resultados diferentes - e uma variedade muito maior de pontuações. O futebol é "de longe o desporto favorito do espectador e das apostas nos EUA", sublinham Richard Dewey e Aaron Brown. "Os miríades de resultados de pontuação vão muito longe na explicação dos motivos".

No futebol um único evento pode ter um impacto material no resultado. Mas ao contrário do que o resto do mundo considera como o jogo bonito, tais eventos ocorrem várias vezes durante um jogo de futebol americano médio. "Estas coisas fazem com que os espectadores se entusiasmem e tenham muitas boas oportunidades de jogo", de acordo com Dewey e Brown. Enquanto o futebol é uma corrida de pés, com equipas que só conseguem mover-se de trás para a frente em pequenos incrementos, uma pontuação de futebol pode mudar por saltos e limites. 

"Os times jogam de forma radicalmente diferente dependendo do resultado - passes versus corridas; golos de campo e murros versus tentativas de quarto para baixo; conversões de um ponto versus dois pontos", argumentam Dewey e Brown. "Além disso, há muitas situações no jogo - posse de bola, linha de jardas, down, distância - afetadas por cada jogada; a maioria dos outros desportos têm, na sua maioria, posse de bola, que tem apenas dois valores e muda constantemente". 


A análise é muito enviesada, óbvio. Se somente o placar fosse relevante, estaríamos todos assistindo basquete ou o futebol americano. As audiências da televisão mostram que não é somente o placar que conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário