Translate

08 maio 2021

Políticos importam com o que você pensa

Pelo menos na Espanha, sim. 

Felizmente, você não precisa mais seguir fisicamente os políticos (ou pedir sua permissão) para saber tudo isso. Os políticos fornecem todos esses dados voluntariamente ao interagir com o público nas redes sociais. Entre 2016 e 2019, coletamos 1,5 milhão de tweets escritos por parlamentares espanhóis e as reações do público a esses tweets. Para descobrir quais tópicos os parlamentares falavam em cada um de seus tweets (ler um por um não era uma opção), usamos inteligência artificial. Para nossa surpresa, o algoritmo de aprendizado de máquina era realmente mais preciso do que os assistentes de pesquisa que contratamos inicialmente. Para quantificar as reações dos cidadãos, usamos o número de "retuítes" e "curtidas" de cada tweet recebido.

Leia mais aqui.

Eis um gráfico interessante:
As questões de gênero são mais importantes para as mulheres que estão na política (vermelho) do que para os homens (verde). 

Pensando nas consequências do feedback dos cidadãos no discurso dos políticos para além das questões de gênero, estamos preocupados que isso possa criar polarização em diferentes dimensões. Por exemplo, um estudo recente dos Estados Unidos mostrou que os políticos conservadores superestimam consistentemente o quão conservadores são os eleitores porque cidadãos muito conservadores são mais ativos no contato com seus representantes (aqui). Além disso, pensando em quem interage com os políticos no Twitter, sabemos que são pessoas com opiniões políticas mais extremas do que o eleitor médio (aqui), o que é potencialmente problemático. Já que os políticos usam a mídia social para moldar sua percepção do eleitorado (aqui), percebem um mundo mais polarizado do que realmente é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário