Translate

01 maio 2021

Nobel para Mileva

#NobelforMileva foi criado em defesa da igualdade de gênero e do reconhecimento feminino em ciência e tecnologia. É também um movimento global para defender a justiça, pedindo à Fundação Nobel da Suécia reconhecer o trabalho e o talento de Mileva Marić, a física e matemática sérvia que foi também a primeira esposa do físico Albert Einstein, vencedor do Prêmio Nobel em 1921 (exatamente 100 anos atrás). Mileva foi co-autora em muitas realizações acadêmicas do famoso cientista, incluindo a teoria da relatividade.

Uma das ações para lançar a campanha é um vídeo sobre plataformas digitais com uma breve história de Mileva Marić e um convite para mulheres e pessoas de qualquer identidade de gênero pegarem selos de língua de fora e depois colocá-los nas mídias sociais, dando novo significado ao gesto que transformou Albert Einstein em um ícone pop e representação de um gênio. O gesto é o principal símbolo para representar a luta pela igualdade de direitos.

Além da mobilização digital, a campanha reconhece a contribuição de Mileva para a ciência em outras frentes, incluindo pinturas, grafites, murais e até mesmo tatuagens do rosto do primeiro cônjuge de Albert Einstein, feitas por artistas de diferentes partes do mundo. O movimento inclui estátuas de busto da cientista com a língua para fora, que podem ser impressas em 3D para serem exibidas em universidades de classe mundial.

O movimento também conta com a "Milevas of the Future", um curta de animação, com a história de três garotas apaixonadas pela ciência e que encontram em Mileva Marić o incentivo necessário para seguir seus sonhos .

    

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário