Translate

11 maio 2021

Cientista e maldade

Qual o cientista mais malvado da história? Além da resposta óbvia, citando Mengele, uma das respostas lembrava Dr. Helmut Wakeham. Wakeham trabalhou para Philip Morris de 1959 a 1981. Ele usou a dúvida a favor da indústria do fumo. No momento que começaram a surgir evidências da ligação entre fumo e câncer, Wakeham comandou uma reação a partir do seguinte pensamento: os cigarros não podem causar câncer, porque algumas pessoas têm câncer sem ter fumado, e algumas pessoas fumam sem ter câncer. 

Este tipo de argumento tem sido usado por muitos picaretas de empresas, da política e da ciência. Se a evidência mostra uma relação de causa-efeito, inverta o pensamento.

Em uma entrevista de 1976 para "Death in the West", um documentário britânico apresentando cowboys da vida real morrendo por fumar, Wakeham foi questionado se os cigarros eram perigosos. Sua resposta: qualquer coisa pode causar danos se você consumir muito, "até mesmo compota de maçã". Quando pressionado a reconhecer que muitas pessoas não estavam morrendo de compota de maçã, Wakeham brincou: "Eles não estão comendo muito!" A Philip Morris percebeu que o filme poderia prejudicar sua reputação, então eles enviaram um exército de advogados ao Reino Unido e conseguiram que um tribunal impedisse a distribuição do filme nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar. Todas as cópias foram confiscadas, e os produtores e editores do filme receberam ordens de silêncio vitalícias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário