Translate

07 maio 2021

Valor Hedônico e NFT

No dia 20 de março este blog lançou a questão: NFT é um ativo?. Citamos um trecho de um jornal, no qual destacamos o seguinte:

É difícil imaginar como um arquivo, que pode ser replicado infinitas vezes, tenha o status de obra de museus, pois o que caracteriza peças do tipo é a aura de serem únicas. Muitas vezes, o que garante a originalidade dessas obras são certificados de autenticidade. 

Logo depois, uma postagem destacava um comentário de um artista que foi beneficiado por um leilão de um NFT:

Acho que as pessoas não entendem que, quando você compra, você tem o token [ou NFT]. Você pode exibir o token e mostrar que é o proprietário do token, mas não é o proprietário dos direitos autorais [da arte]”  

Isto tudo parece muito estranho. Mas encontrei um comentário de Matt Stephenson que pode ajudar a explicar a razão de existirem pessoas que pagam por NFTs. Mas antes disto, Nguyen resume um pouco a perplexidade sobre o tema:


Já escrevi anteriormente sobre como os NFTs parecem quase contra intuitivo para a era da mídia digital; a tecnologia codifica e impõe uma métrica de escassez em um arquivo digital que está em desacordo com a ideia de uma internet aberta. Essa noção abstrata de valor virtual e escassez tem confundido a maioria das pessoas enquanto buscam entender a tecnologia. Afinal, esses bens não têm valor físico tangível.
 

A explicação de Stephenson: valor hedônico. Traduzindo, hedônico corresponde a "prazer". Ou seja, valor relacionado com o prazer. Isto seria um valor pessoal. Enquanto o valor de uso está vinculado a como usar algo, o valor hedônico refere-se a "quanto eu gosto de algo, por si só".  

Quando nós pensamos em valor, sendo da área de finanças, prevalece a noção de valor obtido pelo uso de algo ou valor obtido pela troca. A noção de valor hedônico parece "irracional". 

as pessoas gostam dos colecionáveis ​​porque possuem algum tipo de elemento biográfico que indexa alguns eventos importantes do passado ou sua relação com a vida de uma pessoa na história. O fato de que essa noção está sendo aplicada no espaço digital por meio de NFTs é realmente emocionante para mim. (...)

Uma maneira de pensar sobre a escassez é que ela é um fenômeno de oferta e demanda. O que a tecnologia NFT faz é fornecer o suprimento. Não lhe dá a demanda. A escassez digital é a maneira certa de falar sobre essa tecnologia, mas é importante lembrar que a demanda tem que vir de algum lugar, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário