Translate

05 maio 2021

Dados alternativos e Reguladores



Muito interessante um texto de Shivaram Rajgopal sobre a proliferação de dados alternativos de baixo custo e como os reguladores contábeis lidam com esta questão. Rajgopal é professor da Columbia Business School e relata a dificuldade que Fasb e Sec (mas isto se aplica a Iasb, Ifac e outros) têm em absorver novas sugestões. 

Em 2007 foi solicitado que a DFC fosse elaborada pelo método direto somente. Nada foi feito. Outras demandas: maior transparência nas aquisições, valor agregado, separação de alguns itens de custos nos componentes fixos e variáveis. Os reguladores são lentos em atender as demandas. 

Nos últimos anos surgiram os dados alternativos. Segundo Rajgopal 90% dos dados digitalizados nos dias atuais foram coletados nos últimos 10 anos. E esses dados podem gerar informações sobre a empresa. Isto inclui pesquisas do Google, tweets, postagens do Facebook, LinkedIn, além de listas de empregos, transações de cartões de crédito, registros bancários, imagens de satélite, dados de geolocalização, entre outras. Rajgopal mostra dois exemplos.

O primeiro é o desempenho após uma aquisição de uma empresa. Muitas operações deste tipo não apresentam informações sobre quão bem está indo a empresa adquirida. A aquisição da Whole Foods por parte da Amazon, em 2017, pode ser um exemplo. Uma operação de 13 bilhões de dólares teve algum destaque nas demonstrações de 2017 da Amazon. A informação mostra que a Whole Foods representou um adicional de receita de 5,8 bilhões naquele ano. Mas depois disto é muito complicado imaginar se a decisão de aquisição foi positiva ou não. Uma análise dos dados de transações de cartões de crédito pode ajudar. Ou do perfil dos funcionários no LinkedIn pode sugerir demissões ou contratações. Ou dados de licenças estaduais e municipais para aberturas e fechamentos de lojas. 

O segundo exemplo apontado por Rajgopal é o orçamento em pesquisa e desenvolvimento. Ainda usando a situação da Amazon, Rajgopal cita que a empresa gasta 42 bilhões neste item. Mas ao apresentar a informação, a empresa usa 300 palavras. Novamente o perfil do LinkedIn pode estabelecer um perfil dos funcionários que estão trabalhando nos projetos da empresa. 

Mas há problemas no uso de dados alternativos. A grande maioria deles não estão estruturados e o processamento é dispendioso. Acrescento ainda que algumas das informações não são públicas para que deseja analisar. Isto tudo torna a análise dos dados destes dados cara. Mas Rajgopal aposta que isto ficará mais barato, "antes que os reguladores se tornem ágeis o suficiente para responder plenamente aos apelos dos investidores por informações mais relevantes de valor".


Nenhum comentário:

Postar um comentário