Translate

18 julho 2020

Falta de transparência de preço

Em "Empresas tomam ‘cartão amarelo’ da CVM e investidores ligam alerta", sobre empresas que estão em atraso em divulgar suas demonstrações contábeis, uma frase chamou a atenção:

O professor Michael Viriato, do Insper, ressalta que a falta de divulgação de documentos por uma empresa, em especial o balanço, pode ser problemática para o investidor. Ao retratar a situação financeira da companhia, por exemplo, o balanço pode ajudar portadores ou interessados em uma ação ou debênture a avaliar o risco daquela empresa. Isso ajudará essas pessoas a aferir qual é o valor justo por tais títulos.

“De posse dessas informações, o comprador deixa de pagar caro demais por uma empresa que não está tão boa. Da mesma forma, o vendedor do papel de uma empresa que não vai tão mal assim deixa de vender mais barato do que deveria”, explica.

Dois pontos:

(1) a falta de informação é uma informação. Quando uma empresa atrasa na divulgação, isto pode alertar o investidor para algo de errado com a empresa.
(2) O texto permite inferir que a falta de informação faz com que o comprador pague mais ao investir na empresa. Assim, o preço fica superestimado. Acredito, em razão do primeiro ponto, que o inverso seria o mais comum. Ao não divulgar as demonstrações, o preço, no mercado secundário, cai. Assim, talvez o correto seja, "comprador deixa de pagar barato demais por uma empresa que não está tão ruim".

Imagem: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário