Translate

19 julho 2020

Efeito do Covid sobre as previsões

O gráfico mostra a estimativa do lucro por ação do JP Morgan. A estimativa é trimestral, desde 2019 até o último trimestre de 2020, sendo o ponto vermelho a melhor estimativa e o ponto verde a maior. O ponto cinza é o valor observado. Em 2019 a estimativa sempre esteve aquém do valor observado. Mas o ano de 2020 mudou isto. No primeiro trimestre, a estimativa esteve bem acima do valor observado.

Além disto, há outro aspecto que se destaca: a distância entre o menor valor e o maior valor aumentou. Em termos técnicos, a dispersão aumentou, especialmente nos dois primeiros trimestres de 2020.

Contabilidade - Parte da contabilidade é nos dias atuais previsão. O gráfico mostra que as previsões estão mais dispersas. Como fazer uma estimativa de fluxo de caixa das provisões ou dos ativos sujeitos à recuperabilidade neste ambiente? A elevada dispersão permite uma maior "flexibilidade" nesta previsão. Como o auditor lida com uma previsão otimista (ponto máximo do gráfico), se sua opinião é pessimista (ponto mínimo)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário