Translate

28 julho 2020

Os balanços que estão chegando

Os balanços que as empresas anunciarão nos próximos dias (ou já anunciaram) serão importantes para medir a influência da pandemia sobre os resultados. Uma vez que os efeitos maiores da crise de saúde ocorreu especialmente a partir de final de março, será no segundo trimestre de 2020 que teremos uma ideia melhor como o Covid-19 prejudicou (ou beneficiou) as empresas.

Nesta semana, algumas das maiores empresas do mundo irão divulgar os resultados, como as empresas de tecnologia e de petróleo. O Financial Times (via aqui) resume bem esta situação:

Decorridas duas semanas da safra de balanços corporativos nos Estados Unidos, três lições importantes ficaram claras. Primeiro, Wall Street pode ter sido pessimista demais em relação aos resultados. Segundo, as empresas que parecem estar prosperando na pandemia serão castigadas se seus números desapontarem. E terceiro, as incertezas com o coronavírus tornaram mais difícil para as empresas dizer muitas coisas sobre o futuro.

Um ponto interesse diz respeito a estrutura de custos. Neste sentido, alguns custos não evitáveis justificam um eventual resultado ruim:

Embora as empresas tenham reduzido as folhas de pagamento em resposta às quarentenas, muitas tiveram problemas para reduzir uma série de custos fixos, como as despesas com leasing, e precisaram gastar mais para viabilizar o trabalho a distância ou permitir o distanciamento social, além de realizar medidas de higiene intensas para manter seus funcionários e clientes seguros.

Apesar do foco no resultado, o texto chama atenção para o interesse nos dividendos.

“Talvez o importante nessa safra de balanços não sejam os lucros; talvez sejam os dividendos”, diz Jeff Kleintop, principal estrategista global de investimentos da Charles Schwab. Ele observa que muitos investidores estão em busca de rendas que não estão conseguindo no mercado de bônus.

Foto: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário