Translate

12 julho 2020

O caso do roubo de um periódico

Muitas histórias acontecem na pesquisa científica, mas esta parece superar a todas elas. Segundo o excelente Retraction Watch, o periódico Talent Development and Excellence foi "roubado". Seu nome foi alterado para "Journal of Talent ..." e o mesmo começou a publicar muitos artigos de pesquisadores russos.

(Confesso que já ouvi de um editor que pretendia "vender" seu periódico. O mesmo tinha Qualis e uma história. Mas roubo de periódico é inédito.)

Um discussão secundária do texto do Retraction Watch é sobre o plágio de outro idioma. Segundo um artigo citado este é um problema realmente grave. No passado analisei um artigo submetido para um periódico de boa reputação brasileiro. No final da avaliação, eu descobri que boa parte do texto era uma tradução; perdi meu tempo na análise e creio que o responsável pelo golpe não recebeu punição. Pelo menos o editor não deu um feedback neste sentido. Há duas semanas participei de uma apresentação de um detector de plágio; a grande preocupação de alguns era se o mesmo consegue detectar "traduções". A resposta é não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário