Translate

01 julho 2020

Bancos Europeus e a Crise

Segundo Daniel Lacalle (via aqui) existem três fatores que podem provocar uma crise no setor bancário europeu: aumento nos empréstimos vencidos, deflação e taxa de juros dos bancos centrais negativa. Estes três fatores deve reduzir substancialmente a lucratividade e solvência dos bancos.

Essa combinação de três problemas ao mesmo tempo pode gerar um risco de crise financeira criada pelo uso massivo do balanço dos bancos para tratar do resgate de todos os setores possíveis. Pode desfazer toda a melhoria no balanço patrimonial das entidades financeiras alcançada lenta e penosamente na última década e destruí-la em alguns meses.

Enfraquecer o balanço dos bancos e ocultar maiores riscos a taxas mais baixas em seus balanços pode ser uma política extremamente perigosa a longo prazo. Os governos pressionaram os bancos a conceder empréstimos a empresas e famílias com condições financeiras muito desafiadoras e isso pode voltar como um boomerang e atingir a economia europeia, onde 80% da economia real é financiada pelo setor bancário, de acordo com o BCE.


Estas condições parecem similares ao caso brasileiro, talvez exceto pela presença do estado no setor bancário, o que aumenta a tentação de usar os bancos na concessão de empréstimos de maior risco. Além disto, a redução da lucratividade gerada pelos títulos públicos pode ser um problema. No setor bancário é importante atentar para o contágio que eventualmente os bancos europeus podem provocar aqui. Nunca é demais lembrar que entre os cincos maiores bancos que atuam no Brasil temos um de origem europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário