Translate

18 julho 2020

Confusa história dos Capacetes Brancos

A organização Capacetes Brancos (SCD) foi fundada em 2014 por James Le Mesurier (foto). Com três mil voluntários, a entidade atua nas áreas controladas pela oposição síria. Seu objetivo é promover o resgate de civis em áreas de perigo. A entidade adquiriu tal notoriedade que já foi candidata ao Nobel da Paz.

Por atuar em um conflito tão complicado, a SCD tem sido alvo de críticas, especialmente do governo sírio e da Rússia. As controvérsias incluem a forma como a SCD trabalha, mas parte das críticas é alimentada por uma campanha de desinformação, que inclui teoria da conspiração.

O problema agravou com a morte do fundador dos Capacetes Brancos, em novembro. Le Mesurier foi oficial do exército britânico no passado e trabalho nas forças de paz da ONU na Iugoslávia. O corpo de Le Mesurier foi encontrado na rua, de madrugada, no que parecia ser uma queda da varanda, em Istambul. As autoridades consideraram o caso de suicídio.

Entre 2014 a 2018 a entidade de Le Mesurier recebeu doações de 127 milhões de dólares, a grande maioria de governos ocidentais. Este é um ponto interessante. O governo britânico chegou a afirmar que os capacetes brancos foram responsáveis por mais de 100 mil vidas salvas durante a guerra na Síria.

Contabilidade - Antes da sua morte, Le Mesurier denunciou a existência de uma fraude na fundação. O contador holandês aparentemente tinha visitado Le Mesurier e informou ter descoberto recibos falsos. Uma investigação posterior, conduzida pela empresa de auditoria Grant Thornton, confirmou problemas com a contabilidade da fundação. Parte das doações recebidos foram, aparentemente, usadas para pagar o seu casamento, entre outros problemas. Entretanto, o papel dele na denúncia de ataques químicos promovido pelo governo sírio pode ser uma pista para entender sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário