Translate

11 maio 2020

Socialmente contagioso


O assédio sexual é contagioso. Sabemos disso pelos estudos do movimento #MeToo. O assédio moral é contagioso. Isso foi mostrado experimentalmente. A tendência a se tornar obesa é contagiosa. Isso me surpreendeu. Quando os militares mandavam uma família para um novo posto, se fosse um município com uma taxa de obesidade 1% maior do que onde estavam, os membros adultos da família tinham 5% mais chances de se tornarem obesos no novo posto. É um efeito enorme.

Fumar é contagioso. Sabemos que o problema de beber tem um forte componente de contágio. Os calouros que recebem um colega de quarto que bebia mais no ensino médio têm muito mais  probabilidade de ter déficits significativos de notas no segundo ano, sem nenhuma outra diferença para atribuir isso.

O que surpreenderia a maioria das pessoas - mas não me surpreende de todo porque estou trabalhando nisso há tanto tempo - é que o que os outros gastam molda o que gastamos.


Em entrevista de Robert Franck sobre seu novo livro. Neste ponto, Franck cita o caso dos casamentos. Tenho observado isto: nos últimos anos, cada casamento possui "invenções" que serão copiadas nos próximos. Isto inclui os músicos, o local da cerimônia, a produção, a presença de um fotógrafo exclusivo para registrar os noivos com cada convidado,

É algo que as pessoas fazem porque outras estão fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário