Translate

27 maio 2020

Caso de Sucesso: Mongólia

Vários países tiveram respostas sólidas à pandemia do Covid-19: Taiwan, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Hong Kong. Mas Indi Samarajiva acha que deveríamos prestar muito mais atenção à Mongólia , um país de 3,17 milhões de pessoas onde ninguém morreu e nenhum caso transmitido localmente foi relatado.Vamos ler isso de novo: 3,17 milhões de pessoas, 0 casos locais, 0 mortes. Como eles fizeram isso? Eles viram o que estava acontecendo em Wuhan, coordenaram com a OMS, e agiram rápida e decisivamente em janeiro.


Imagine que você poderia voltar no tempo para 23 de janeiro com os resultados das corridas de cavalos e, não sei, o novo iPhone. As pessoas acreditam em você. A China acabou de fechar a província de Hubei, o maior cordão sanitário da história da humanidade. O que você gritaria para seus líderes? O que você diria para eles fazerem?

Você diria a eles que isso é sério e que está chegando com certeza. Você diria a eles para restringir as fronteiras agora, para se distanciar socialmente agora e para preparar suprimentos médicos, também agora. Você diria a eles para reagir agora mesmo, em janeiro. Isso é 20/20 em retrospectiva.

Foi exatamente o que a Mongólia fez, e eles não têm uma máquina do tempo. Eles apenas viram o que estava acontecendo em Hubei, coordenaram com a China e a OMS e juntaram suas coisas rapidamente. Esse é o segredo deles. Eles simplesmente não foram burros.

Quando você vai ao Coronavirus Data Explorer da World In Data e clica em "Mongólia" para adicionar seus dados ao gráfico, nada acontece porque eles têm zero casos relatados e zero mortes . Eles analisaram o paradoxo da preparação - a idéia de que "quando a melhor maneira de salvar vidas é prevenir uma doença em vez de tratá-la, o sucesso costuma parecer uma reação exagerada" - e disse "inscreva-se para a reação exagerada!"

Em fevereiro, a Mongólia estava se preparando furiosamente - adquirindo máscaras faciais, kits de teste e EPI, examinando hospitais, mercados de alimentos e limpando a cidade. Ainda não há casos relatados. Ainda não há perda de prontidão. Ninguém ficou dizendo "não é real!" ou "queime as torres 5G!"

O país também suspendeu as comemorações do Ano Novo, que são um grande negócio na Ásia. Eles implantaram centenas de pessoas e restringiram as viagens interurbanas para garantir, embora o público parecesse apoiar amplamente a mudança.

Mais uma vez - e continuarei dizendo isso até março - ainda não havia CASOS. Se você quer saber como a Mongólia acabou sem casos locais, é porque eles reagiram quando não havia casos locais. E eles continuaram agindo.

Por exemplo, quando ouviram falar de um caso do outro lado da fronteira (ou seja, não na Mongólia), South Gobi declarou uma emergência e colocou todos em máscaras. O centro também fechou as exportações de carvão - um enorme golpe econômico, que eles tomaram proativamente.

Como você pode ver, a cada passo eles estão reagindo como outros países só fazem quando é tarde demais. Parecia uma reação exagerada, mas, na verdade, a Mongólia estava sempre no tempo certo.
Preciso dizer a verdade: fiquei muito chateado ao ler isso. Como chorar e furioso. Os Estados Unidos poderiam ter feito isso. A Itália poderia ter feito isso. O Brasil poderia ter feito isso. A Suécia poderia ter feito isso. A Inglaterra poderia ter feito isso. A Espanha poderia ter feito isso. A Mongólia ouviu os especialistas, agiu rapidamente e manteve seu pessoal seguro. Grande parte do resto do mundo, especialmente o mundo ocidental - os chamados países do primeiro mundo - falharam em agir com rapidez suficiente e centenas de milhares de pessoas morreram desnecessariamente e inúmeras outras ficaram com problemas crônicos de saúde, de sofrimento e caos econômico.

Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário