Translate

15 maio 2020

Conferência/Congresso Virtual

Quando comecei a ler este texto da Forbes eu disse: é isto que eu acho. O título já entrega a opinião do autor, Adrian Dayton: Por que você não deve ter uma conferência/congresso virtual? (Traduzi aqui "conferência/congresso", pois isto expressa melhor a área acadêmica).

Esqueça as conferências virtuais, elas perderam oficialmente seu brilho. Atingimos a crise da quarentena do COVID-19. (...) Estamos cansados ​​de chamadas com zoom, chamadas em conferência e telefonemas. Estamos perdendo uma interação real com as pessoas. Estamos no modo de sobrevivência. Então, por que somos bombardeados com tantas conferências que decidiram se tornar virtuais este ano?

Dinheiro. Esta é a razão número um. Muitas organizações dependem da receita de suas conferências virtuais para permanecer nos negócios. Recebi várias consultas perguntando se eu gostaria de patrocinar as referidas conferências e ter um "estande virtual". Eu nem quero participar de uma conferência virtual, por que eu gostaria de comprar um estande virtual em uma? (...) 


Por que as conferências virtuais são um substituto tão ruim? Primeiro, eles não fornecem um público cativo para os fornecedores. Eu tenho estandes em conferências há anos, mas todo vendedor de sucesso sabe que a maioria dos negócios acontece fora dos estandes, nos jantares e eventos de networking. Nas conferências virtuais, você perde essas duas oportunidades.

Segundo, as conferências virtuais não conseguem manter a atenção dos participantes. Quando alguém participa de um evento da vida real, está comprometido. Claro, eles podem se afastar para receber uma ligação, mas estão fora do escritório e longe das distrações normais do trabalho. A conferência virtual não mantem esse nível de atenção.

Terceiro, minha parte favorita das conferências é o fator de “impacto”. Você encontra novas pessoas aleatórias nas sessões e nas funções de rede, e essas conexões costumam ser a parte mais valiosa de todo o negócio. (...) Somos por natureza um povo tribal e gostamos de conhecer outras pessoas. É algo que sempre nos ajudou a nos sentir seguros e ajuda a construir nossa auto-estima.
 

Claro, existem alguns benefícios de uma conferência virtual; é barato, fácil de configurar e você não precisa lidar com grandes multidões. (...) Essas conferências oferecem muitas oportunidades de aprendizado que não estavam disponíveis anteriormente, mas esse ataque de seminários on-line anunciados é exaustivo. 

Em uma pesquisa recente de profissionais de marketing, que trabalham no setor jurídico, perguntaram: Qual é a sua reação atual quando você ouve que outra conferência virtual foi anunciada? "Se isso for relevante para mim, agradeço a oportunidade de aprender", respondeu Gina Rubel, da Furia Rubel Communications, e essa foi a resposta da pesquisa mais popular. Logo atrás estava: “por favor, qualquer coisa, menos mais interações virtuais. Estou sofrendo de fadiga grave do Zoom.” As outras respostas foram divididas. Alguns apreciaram a flexibilidade das conferências virtuais, enquanto outros preferem participar pessoalmente, mas continuarão participando de conferências virtuais até que saibamos mais. (...)



Os principais congressos da nossa área ficaram virtuais: USP, Anpcont. Ou então estão decidindo o que fazer (UnB de Governança é o caso). Transformar um congresso em virtual é uma forma de manter este evento. Mas perde os aspectos citados no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário