Translate

15 maio 2020

Resultado da Petrobras

Ontem, a maior empresa brasileira, a estatal Petrobras, divulgou um prejuízo líquido de 49 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2020. Em 2019, no primeiro trimestre, a empresa teve um lucro de 4 bilhões.

O principal motivo, mas não o único, o uma despesa com reconhecimento de perdas dos ativos, pelo teste de recuperabilidade, de 65 bilhões. A crise mundial do petróleo, que derrubou o preço internacional do barril, está associada a esta situação. Para a empresa, o preço de longo prazo do barril será de 50 dólares, em lugar dos 65 da previsão anterior.

A divulgação da informação na imprensa trouxe algo interessante. Veja o trecho a seguir:

Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da petroleira foi de R$ 37,504 bilhões, frente os R$ 27,4 bilhões no mesmo período do ano passado, o que significa portanto alta de 36,4%. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, o Ebitda representa alta de 2,7%.

Se ocorreu uma despesa com o teste de recuperabilidade, esta não deveria também afetar o Ebitda. Veja como a medida é "providencial" para a gestão de uma empresa. 

Outro fato interessante: recentemente a empresa mudou o principal parâmetro. Em busca de uma redução no seu endividamento, a empresa anunciou que em lugar de uma medida que relacionava o resultado com o valor da dívida, o principal foco seria uma medida baseada unicamente no balanço patrimonial. Já sabia que as notícias não seriam boas? (Gráfico do jornal Estado de S Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário