Translate

03 maio 2020

Por que ignoramos as advertências dos especialistas? Reatância

Por que as pessoas estão ignorando as advertências de especialistas? - Reatância psicológica
Por Syon Bhanot
20 de março de 2020

Nos últimos dias, especialistas em saúde pública e formuladores de políticas adotaram as ondas de rádio e as mídias sociais para pedir às pessoas, efetivamente, que fiquem em casa e evitem reuniões de grupo. No Twitter, a hashtag # HighRiskCovid19 tem sido uma tendência, com aqueles que correm maior risco de complicações sérias do COVID-19 usando-o para implorar que outras pessoas levem a sério essas instruções. A vida deles, eles nos dizem, depende disso. E eles estão certos.

No entanto, mesmo quando somos inundados com mensagens sobre a gravidade da situação, fotos nas mídias sociais mostram bares e restaurantes lotados em todo o país, e políticos importantes como o presidente Donald Trump e o governador de Oklahoma Kevin Stitt ignoraram descaradamente os conselhos dos especialistas em público de diversas maneiras [1]. Mesmo nos dias em que o presidente Trump finalmente mudou de ideia sobre a pandemia, imagens de praias lotadas da Flórida, bares lotados e mercearias caóticas estavam por toda parte.


Por que as pessoas estão sendo tão descuidadas diante de instruções claras dos principais cientistas e especialistas em saúde pública do país?


Os cientistas comportamentais há muito estudam a ideia de reatância, um conceito pioneiro de Jack Brehm, em 1966. Em suas palavras, reatância psicológica refere-se à ideia de que quando as liberdades individuais são "reduzidas ou ameaçadas de redução", as pessoas tendem a ser "motivadas recuperar "essas liberdades". Ou seja, quando você me diz o que fazer, uma parte de mim se sente compelida a fazer o oposto.

Por que as pessoas estão sendo tão descuidadas diante de instruções claras dos principais cientistas e especialistas em saúde pública do país?

Por exemplo, todo pai ou mãe sabe que, quando você diz a um filho para fazer algo, ele parece quase biologicamente predisposto a fazer exatamente o oposto. "Não corra à beira da piscina!" Você grita. "Talvez eu deva tentar isso ..." eles pensam. Em suma, quando alguém lhe diz como se comportar, você sente a sua liberdade ameaçada e "atacada" não apenas ignorando os conselhos, mas também adotando comportamentos que vão contra o que está sendo sugerido. E embora seja necessário mais trabalho para entender as diferenças culturais nesse domínio, parece possível que em países como os EUA que defendem a liberdade pessoal como virtude, as pessoas possam estar mais predispostas a comportamentos de reatância do que outros. [2] 

Em muitos casos, a reatância é uma peculiaridade do comportamento humano que é simplesmente frustrante ou irritante, e às vezes até divertido. No entanto, agora, a reatância é mortal. O conselho dos especialistas em saúde pública para lavar as mãos, ficar em casa, cancelar eventos de pequenos grupos e ficar a um metro e oitenta de distância dos outros (especialmente aqueles que estão doentes) baseia-se em uma combinação de ciência e muita cautela sobre um vírus mortal que ainda não sabemos muito. Portanto, nosso desejo de "recuar" contra essa orientação sólida está nos levando a comportamentos que fortaleçam o tsunami da saúde pública que está ao virar da esquina.


A reatância psicológica também é agravada por vários outros fatores neste momento único. Primeiro, nos últimos anos, os Estados Unidos viu uma crescente antipatia em relação à perícia e ao intelectualismo no discurso público [3]. Cada vez mais, especialistas são elites culturais que desprezam o homem comum. Isso faz da reatância uma maneira conveniente de lutar contra às elites que estão tentando sufocar nossa liberdade, ditando às massas.

Nosso desejo de "recuar" contra orientações sólidas está nos levando a comportamentos que fortalecerão o tsunami da saúde pública que está na esquina.


Segundo, a natureza dessa crise é fundamentalmente diferente de muitas que ocorreram antes - isto é, a catástrofe está chegando, mas ainda não “chegou” completamente. Especialistas sugerem que o pico da onda pandêmica ainda está a algumas semanas de distância. À luz disso, é fácil acenar com a mão com desdém ao conselho: "afinal, ninguém parece doente - isso é uma farsa!" (O que é preocupante é que a mudança climática é uma crise de caráter semelhante.)

Terceiro, o coronavírus está sendo alimentado por outro vírus social que se enraizou em nossa sociedade nos últimos anos: desinformação. Com as mídias sociais, em particular, repletas de informações que sustentam quase qualquer perspectiva sobre a crise em curso, as pessoas estão cada vez mais capazes de localizar e seguir apenas seus conselhos preferidos (4). Infelizmente, esse conselho geralmente é baseado em ficções, ou é politicamente motivado, o que dificulta ainda mais o conselho correto.

Então, o que podemos fazer sobre o efeito pernicioso da reatância?


Primeiro, podemos ter um pouco mais de autoconsciência e garantir que estamos fazendo as coisas certas pelas razões certas. Da mesma forma que é prudente se controlar antes de responder a uma briga suave de um membro da família ou cônjuge com um contra-ataque (“Sim, eu esqueci de jogar o lixo fora - mas você esquece de passear com os cães todas as noites! ”), Devemos considerar como responderemos às diretrizes nos próximos dias e verificar se nossa resposta é baseada na lógica ou na reatância.

Em segundo lugar, precisamos pensar coletivamente sobre a melhor forma de enquadrar a aderência às diretrizes dos especialistas como uma norma social que é legal e que vale a pena seguir. Algumas celebridades pegaram o poder de sua plataforma nesse sentido, incluindo Arnold Schwarzenegger, cujo feed do Twitter apresentou vídeos divertidos e de boa índole, obedecendo às regras e modelando o comportamento adequado.


Por mais difícil que seja ouvir, a liberdade pessoal precisam ficar em segundo plano para salvar vidas durante essa pandemia.


Terceiro, precisamos nos livrar da ideia de que temos um controle completo nessa situação. O vírus não é um ser social, é uma entidade biológica. Você não pode deixar de ser "duro" ou "inteligente", nem pode simplesmente confiar na assistência médica para estar disponível para você se ficar doente. Como observam os especialistas, as instalações médicas provavelmente ficarão sobrecarregadas em breve, e pode haver uma situação em que os cuidados precisem ser racionados para os mais necessitados, ou para aqueles com maior probabilidade de sobreviver a um caso grave de COVID-19 (como na Itália ) . Por mais difícil que seja ouvir, a liberdade pessoal e a ilusão do controle precisam ficar em segundo plano para salvar vidas durante essa pandemia.


Quarto, é fundamental que pressionemos nossos políticos a nos dizer a verdade. Suas palavras são importantes e, quando minimizam a gravidade da situação ou tentam desviar a culpa pela crise em curso, fazem um desserviço ao público. Eles também estimulam a reatância através da desonestidade - por que ouvir as autoridades quando elas mentem para você? Agora é a hora da honestidade, por mais difícil que seja ouvir.

Finalmente, é hora de ouvirmos, em particular, especialistas em saúde pública; afinal, eles são a razão pela qual o mundo resistiu a surtos como o ebola no passado. Sem dúvida, para um país que adora a ideia de liberdade, essa é uma mudança difícil de mentalidade. Mas agora, aqueles que estão acostumados a fazer o que querem precisam lidar com colocar os outros em primeiro lugar e (até certo ponto) fazer o que lhes é dito.

Syon Bhanot é professor assistente de economia no Swarthmore College. Suas áreas de pesquisa incluem comportamento pró-social, conservação ambiental, desenvolvimento e decisões de finanças pessoais.

[1] Naturalmente que sabemos que este caso se aplica também ao Brasil.
[2] No nosso país, talvez a tendência a socialização seja um problema.
[3] No Brasil, há uma discriminação contra as ciências sociais e humanas nos anos recentes. Mas este corpo do conhecimento pode ajudar neste momento.
[4] Viés da confirmação. Em tempos de aumento no radicalismo de certas posições, isto é agravado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário