Translate

02 maio 2020

Impacto na Contabilidade

Trecho do Jornal Econômico de Portugal. Importante o destaque para o fato de que a contabilidade não se resume ao prazo do pagamento de impostos.

Ainda no que respeita aos impactos do COVID-19 no reporte contabilístico, será de salientar a recomendação da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) sobre o tratamento dos impactos desta pandemia no relato financeiro das empresas e entidades em SNC. De facto, em consequência do impacto social e económico e grau de incerteza gerado por este surto para as empresas e entidades, veio a CNC alertar para a necessidade das empresas considerarem, nas demonstrações financeiras do período de 2019, nomeadamente no âmbito das divulgações ao nível dos Acontecimentos Após a Data do Balanço (NCRF-24), as respetivas divulgações do efeito financeiro desta pandemia, ou declaração de que tal estimativa não é possível de realizar à data da preparação das respetivas demonstrações financeiras.

Em suma, muitas alterações que se traduzem não apenas em prorrogações de prazos de reporting mas também de pagamento de impostos. Ou seja, haverá que avaliar os eventuais ajustamentos aos processos de compliance e sobre projeções de cash flow. Mas importa ter em consideração que, face às inúmeras incertezas decorrentes do período que atravessamos, a abordagem mais recomendável será manter os prazos normais prevenindo dessa forma situações imprevistas que possam vir a comprometer a capacidade de cumprir com estes prazos.


(Atente para a quantidade de estrangeirismos)

Um comentário:

  1. Como o texto é de Portugal poderia seu conteúdo ser todo considerado estrageirismo?


    Kkkkkkkk
    Isto é uma brincadeira...

    ResponderExcluir