Translate

21 maio 2020

Petroleiras Governamentais e a Crise

Uma análise na Forbes compara quatro empresas estatais de petróleo e a reação à crise: a colombiana Ecopetrol, a mexicana Pemex, a brasileira Petrobras e Petronas, da Malásia. Todas são empresas com forte participação estatal. No primeiro gráfico, receita (azul), resultado líquido (laranja) e produção (ponto)

Pemex e Petrobras se equivalem em receita, mas o desempenho da brasileira, em termos de resultado líquido, foi melhor em 2019. Petronas possui uma produção equivalente, mas receitas menores e um resultado líquido maior que a brasileira.

A empresa colombiana Ecopetrol tem receitas menores, mas é lucrativa. Em termos de ativos, a brasileira é bem superior as demais. A mexicana é a empresa mais endividada do mundo e possui um patrimônio líquido negativo. A Petronas tem pouca dívida e alto caixa. (Na realidade, como a análise foi feita com dados de final de 2019 e muita coisa mudou, o verbo deveria estar no passado)


O que as empresas fizeram desde o início do ano? Ecopetrol, Petrobras e Petronas estão buscando reduzir a produção e as despesas, inclusive gastos de capital. A exceção é a Pemex. O governo mexicano acha que a solução para crise está em aumentar o uso das refinarias, reduzindo o custo unitário. Ao mesmo tempo, pretende construir uma nova refinaria, com investimento de 8 bilhões de dólares. O autor do texto acredita que a empresa está subestimando a crise. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário