Translate

09 maio 2020

Estônia, exemplo para setor público


Que tal estudar a Estônia? 

A Estônia é um pequeno país do Báltico localizado no norte da Europa. Conquistando independência da União Soviética há pouco menos de 30 anos, a Estônia emergiu como um dos países mais ricos do mundo. Entre os anos de 2001 e 2007, a Estônia mostrou uma das maiores taxas de crescimento do PIB na Europa [pdf], atualmente é o número 30 dos 189 países no Índice de Desenvolvimento Humano e (classificação mais alta em Liberdade Econômica do que os Estados Unidos ou a Holanda).

O sucesso econômico da Estônia pode, em parte, ser atribuído à sua maneira inovadora de governar a sociedade. A Estônia conseguiu construir o primeiro governo sem papel do mundo - e-Estonia . Hoje, 99% de todos os serviços estatais da Estônia podem ser acessados ​​on-line, 98% dos cidadãos estonianos possuem um cartão de identificação eletrônico e mais de 45% da população usa o voto na Internet. A Estônia introduziu ainda o que foi denominado residência eletrônica. É uma identidade digital transnacional que pode ser usada por qualquer pessoa no mundo para obter acesso às tecnologias digitais da Estônia, incluindo serviços jurídicos ou contábeis, e à entrada no ambiente de negócios da União Europeia. Isso faz da Estônia uma das sociedades digitais mais avançadas do mundo e traz seus benefícios.

Por exemplo, colocar os serviços do governo online reduziu drasticamente a corrupção. O problema da corrupção era particularmente preocupante em 1994, quando o e-Estonia foi introduzido pela primeira vez. Ao colocar online serviços essenciais do estado, significa que a interação entre funcionários do governo e cidadãos reduziu drasticamente, eliminando a maioria dos subornos [genial]. Essa questão ainda assola muitos dos países pós-soviéticos.

Além disso, a facilidade de iniciar um negócio on-line, juntamente com o programa e-Residency, permitiu à Estônia se tornar o principal centro de inicialização da Europa. Atualmente, a Estônia possui 31 startups por 100.000, que são 6 vezes superiores à média da UE. Empresas como Skype e TransferWise surgiram no pequeno Estado Báltico. Não apenas essas startups contribuem para o crescimento econômico da Estônia, o clima econômico favorável para as empresas também atraiu níveis significativos de IDE para o país.

Como os governos de todo o mundo procuram melhorar suas economias, devem olhar para o pequeno estado báltico que pode servir como um modelo para a eficácia de uma sociedade digital. Como enfatizou a eurodeputada estoniana Marina Kaljurand: “ se usadas corretamente, as soluções digitais podem ser fatores essenciais para o crescimento econômico e a equidade”. (...)


Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário