Translate

25 abril 2019

Contabilidade e Eleições: Demonstrações de 2018 - Parte 3


  • Analisamos as demonstrações contábeis de 2018 e como as empresas trataram as eleições
  • Na postagem anterior, comentamos três casos de empresas que "aproveitaram" das eleições
  • Na primeira postagem informamos que a maioria das empresas ficaram silenciosas sobre o assunto

É interessante notar que encerradas as eleições qual foi a percepção das empresas sobre o novo cenário. Algumas empresas indicaram que as incertezas iriam continuar. Outras, que encerrado o processo teríamos um novo ciclo de otimismo.

Entre os otimistas, algumas entidades onde o governo atua fortemente, como as filiais do BB:

BB Investimento - Passadas  as  eleições,  ocorreu  uma  nítida  recuperação  dos  níveis  de  confiança  de  consumidores  e  empresários,  tendo  em  vista  o  comprometimento do governo eleito com as reformas estruturais necessárias para reequilibrar as contas públicas e, consequentemente, colocar o País de volta numa trajetória de crescimento sustentado. 

BB Seguridade - Tal desempenho é em grande parte justificado pela retração de 7,7% nas contribuições de previdência aberta, segmento que foi impactado pelo ambiente de indefinição que perdurou até as eleições de outubro de 2018 e limitou a captação para produtos de longo prazo, além de um nível de desemprego ainda elevado. 

Brasilprev - Após as eleições, os pronunciamentos do governo eleito aumentaram a percepção de que as reformas, em especial da previdência, poderão ter uma tramitação mais acelerada, buscando a melhoria das condições fiscais do Brasil e boas perspectivas de crescimento econômico sustentado.

Algumas entidades apresentaram uma análise positiva para os próximos dias (após 31/12). Eis o caso da Metalfrio:

Tendo navegado com sucesso através da turbulência de múltiplas eleições presidenciais em muitos dos nossos principais mercados durante 2018, esperamos padrões de demanda mais normalizados nos próximos trimestres. Continuamos atentos aos desafios externos, como a volatilidade cambial e as pressões inflacionárias, que provavelmente continuarão no curto prazo, bem como as tensões comerciais atuais e os desdobramentos macroeconômicos que causam incerteza no mercado.

[Adorei o "tendo navegado"]

O Bancoob faz uma longa análise, mas com um enfoque otimista após a eleição. A entidade chega a usar o termo otimismo:

A inflação seguiu baixa, a taxa de juros nos mínimos históricos, houve recuperação moderada do crédito, as contas externas permaneceram sólidas, a taxa de desemprego apresentou redução modesta e os índices de confiança melhoraram, principalmente após o desfecho do processo eleitoral. (...) Com o término do processo eleitoral houve uma melhora dos indicadores, embora de forma desigual. (...) Em suma, o ano de 2018 foi marcado por maior instabilidade nos mercados e aumento da apreensão entre os agentes econômicos, seja por fatores externos ou internos. A piora do ambiente externo e a tensão pré-eleitoral acentuaram a volatilidade e pressionaram os ativos do país, movimento parcialmente revertido apenas com o desfecho das eleições. Embora persistam dúvidas quanto à governabilidade durante este novo mandato, a visão de continuidade da agenda liberal e do apoio às reformas necessárias – principalmente de cunho fiscal – proporcionou a melhora da confiança da sociedade na parte final do ano. O maior otimismo, seja de consumidores, empresários e investidores, representa um importante ponto de partida para 2019.

A empresa BRMalls acredita que após as eleições haverá expectativas de melhorias estruturais:

O ano de 2018 também se mostrou mais um ano desafiador para o varejo, com eventos atípicos como a greve dos caminhoneiros e a incerteza das eleições, mas terminou com expectativas de melhorias estruturais importantes para os próximos anos. 

O mesmo ocorreu com a Santos Brasil. Sua análise associa o otimismo com a nova equipe econômica anunciada:

Em 2018, o período que antecedeu a eleição presidencial foi marcado por incertezas políticas que impactaram o rumo da economia e, especialmente no nosso negócio, em conjunto com uma maior volatilidade cambial, arrefeceram a movimentação e armazenagem de contêineres então estimadas para os meses de novembro e dezembro. Com o fim das eleições e a divulgação das equipes que formariam os pilares do novo Governo Federal, principalmente a econômica, começou a aflorar um maior otimismo em relação ao futuro da economia doméstica. 

Já a Telefônica deixa implicito que o motivo do otimismo foi o candidato que saiu vitorioso nas urnas:

No ambiente doméstico, o ano foi marcado por dois grandes desafios: a greve dos caminhoneiros, que paralisou diversos segmentos no segundo trimestre e afetou a atividade econômica, e, em seguida, a eleição presidencial, que gerou elevadas incertezas diante de uma disputa polarizada da qual o candidato de viés liberal, Jair Bolsonaro, saiu vitorioso. Isso foi positivo para as perspectivas de continuidade das reformas econômicas ao longo deste novo ciclo presidencial.

Da mesma forma, a EDP faz uma associação entre um otimismo e a vitória de Bolsonaro nas urnas:

No cenário político nacional, as eleições presidenciais, que culminaram com a vitória de Jair Bolsonaro, trouxeram fôlego e expectativas para retomada do crescimento do país. 

A Cielo também indica redução de incerteza após as eleições:

No campo econômico e político, tivemos o início de um processo gradual de retomada do crescimento, com redução dos níveis de incerteza, passadas as eleições presidenciais. 

A Fábrica Carioca de Catalisadores também é otimista, mas associa uma recuperação com o fim do processo político eleitoral:

Em 2018, diante do cenário macroeconômico, no Brasil, a atividade econômica retomou a trajetória de recuperação, embora ainda lenta, mais com a redução dos níveis de incerteza, passadas as eleições presidenciais.

Mas existem exceções. Destaco em particular duas empresas. A TOTVS reconhece a popularidade dos novos governantes, mas vê desafios de um congresso com muitos partidos e coloca o termo nova política entre aspas, como se duvidasse da sua existência. Nós também.

Passadas as eleições, o Brasil entra em uma nova fase política, caracterizada pela renovação no ambiente legislativo, intensa fragmentação partidária e a tentativa de implementação de uma ‘nova política’ pelo Executivo. Embora com alta popularidade, a governabilidade de Jair Bolsonaro pode enfrentar desafios com os mais de 30 partidos no Congresso. 

Outra empresa que está receosa é a Embraport:

As expectativas foram piorando com a economia mostrando um ritmo mais fraco do que o esperado, sobretudo, pela incerteza com o futuro político do país e qual seria a agenda econômica adotada pelo novo Governo. A greve dos caminhoneiros também contribuiu para a piora da previsão de crescimento da economia no ano, que recuou para 1,3%.  (...) Após a vitória de Bolsonaro, chegou a recuar abaixo de R$ 3,70, mas termina o ano ao redor de R$ 3,90 em meio às incertezas com o xadrez político e o cenário externo. 

A Claro apresentou um texto isento. Mas associou economia com baixo crescimento e eleição. Pelo menos até setembro:

O país começou 2018 com a economia em lenta recuperação e expectativas positivas, apesar dos temores por se tratar de ano de eleição presidencial. As expectativas, no entanto, foram piorando devido à incerteza com o futuro político do país e à insegurança de qual seria a agenda econômica de um novo governo. Essa lentidão na recuperação da economia manteve-se ao longo do ano, agravada pela greve de caminhoneiros, que praticamente paralisou o país no primeiro semestre. Só a partir de setembro é que a corrida presidencial começou a demonstrar qual seria a tendência mais provável do desfecho eleitoral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário