Translate

24 abril 2019

Emprego no Setor Contábil em Março


  • Em março ocorreu uma redução de 1.147 vagas no setor contábil. Os números foram ruins para ambos os sexos, qualquer grau de instrução e para qualquer ocupação
  • Em termos acumulados, são 41.425 vagas a menos

Em março foram admitidos 9.528 novos empregados no setor contábil no Brasil. Em compensação, o número de demitidos foi de 10.675, indicando uma redução de vagas de 1.147 somente no mês. Com isto, desde janeiro de 2014, são 41.425 vagas que foram fechadas. Em termos acumulados, este número só é pior que dezembro de 2017. Como em geral o próximo mês, abril, geralmente a variação no mercado de trabalho formal no setor contábil é negativa, é possível que este patamar negativo seja superado.

Os números também foram negativos para a economia como um todo, com 43.196 contratações a menos que demissões. Um número ruim para o governo.

No desempenho da contabilidade, os admitidos tinham um salário médio de R$2313 e os demitidos um salário de R$2763, uma diferença de quase 20%. O tempo de emprego daqueles que foram demitidos era de 36,46 meses, um número elevado em relação a uma média histórica, mas dentro do normal quando consideramos os últimos meses. Os admitidos tiveram, em março, uma idade média de 30,83 anos, um valor que está aumentando nos últimos meses.

Os números de março foram ruins para ambos os sexos, para qualquer grau de instrução e para qualquer ocupação. Nos últimos meses, os trabalhadores com curso superior e escriturários foram poupados dos cortes, o que não ocorreu no mês em análise.

O gráfico mostra o comportamento ao longo do tempo do índice de emprego/desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário