Translate

25 abril 2019

Contabilidade e Eleições: Demonstrações de 2018 - Parte 2


  • Pesquisamos as demonstrações contábeis de 2018 para ver como as empresas trataram as eleições
  • Nesta postagem, mostramos três casos de empresas de "aproveitaram" as eleições

Usando os dados de algumas demonstrações com exercício findo em 31/12/2018, o blog fez uma seleção de trechos onde alguns dos fatos que ocorreram no ano foram considerados por parte das empresas. Começamos com as eleições e na parte 1 já demos os parabéns para as empresas que não ignoraram o fato político.

Nesta segunda parte gostaríamos de destacar as empresas que “aproveitaram” as eleições de alguma forma. Este é o caso da Votorantim, da TOTVS e da Burguer.

A Votorantim aproveitou o seu nome, que começa com Voto, e o fato de estar fazendo 100 anos, para criar uma campanha de voto consciente:

Várias ações foram promovidas em 2018 para celebrar os 100 anos da Votorantim. Como o centenário coincidiu  com  um  ano  de  eleições  gerais  para  o  Brasil,  a  Votorantim  decidiu  reforçar  seu  papel  de  empresa  cidadã  e  apoiou  o  voto  consciente,  por  meio  da  plataforma  “Guia  do  Voto”,  que  inclui  um livro sobre o processo eleitoral e as funções de cada cargo eletivo, e ainda um site e aplicativo para fomentar,  de  forma  ideologicamente  neutra  e  apartidária,  a  reflexão  e  a  consciência  dos  eleitores  no processo de escolha dos candidatos. (...) O  ano  de  eleições  gerais  do  Brasil,  marcadas  por  uma  renovação  importante  de  eleitos  e  partidos,  coincidiu com o de nosso centenário. A Votorantim sempre foi muito convicta de seu papel cidadão e  por  isso  promoveu  uma  campanha  publicitária  em  favor  do  voto  consciente.  Aproveitando  o  fato  de  que  “Votorantim”  tem  no  início  do  seu  nome    a  palavra  “voto”,  criamos  o  mote  “Eu  voto”  e  o utilizamos  em  temas  que  são  essenciais  para  o  País,  como  a  educação,  a  natureza  e  as  pessoas.  Além da campanha publicitária, desenvolvemos o “Guia do Voto”, um aplicativo com conteúdo voltado para o exercício da cidadania.

A TOTVS também fez uma campanha sobre o voto:

2018 foi um ano importante para a democracia brasileira, com intensa participação e reflexão social sobre a política e o futuro da nação, com as eleições presidenciais. Neste período, sendo a TOTVS um relevante ator do setor brasileiro de tecnologia, não se manteve alheia às discussões e buscou estimular o engajamento cidadão de seus profissionais, instigando a todos, através da campanha #VOTOCONSCIENTE, quanto ao seu papel neste processo de construção de uma sociedade melhor.

Finalment, a BK Brasil também usou as eleições para suas campanhas:

Entre os destaques estão a campanha “Whopper em Branco”, realizada durante as eleições presidenciais, e a campanha do “Saiba a Diferença”, que mostrou a diferença entre preconceito e opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário