Translate

25 abril 2019

Contabilidade e Eleições: Demonstrações de 2018 - Parte 5

  • Usando os dados de algumas demonstrações com exercício findo em 31/12/2018, o blog fez uma seleção de trechos onde alguns dos fatos que ocorreram no ano foram considerados por parte das empresas. 
  • Começamos com as eleições e na parte 1 já demos os parabéns para as empresas que não ignoraram o fato político. 
  • Na segunda parte comentamos como algumas empresas aproveitaram da eleição. 
  • Na parte 3 comentamos que algumas empresas fizeram comentários otimistas e poucas foram pessimistas/realistas. 

Nesta análise merece destaque o relatório da Sabesp, que apresentou como as eleições são relevantes em uma empresa com propriedade do estado. O trecho é longo, mas vale a pena:

Refletindo as mudanças no ambiente governamental motivadas pelas eleições para governador do estado e para a presidência da república, em 2018 a alta direção da Companhia passou por duas alterações relevantes. A primeira em maio, quando a Sra. Karla Bertocco assumiu a posição de presidente da Sabesp, em substituição ao Sr. Jerson Kelman. A segunda ocorreu em dezembro, quando a Sra. Karla deixou o cargo que, no início de janeiro de 2019, passou a ser ocupado pelo Sr. Benedito Braga. (...) A empresa [sobre a Lei Estadual 16.525 que criou uma empresa para exercer o controle acionário da Sabesp] ainda não foi criada e, devido às eleições para o governo estadual no segundo semestre de 2018, a operação foi suspensa e a Companhia está atualmente aguardando orientações do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização. (...) Em meio a um ambiente político bastante incerto em função das eleições para os governos estadual e federal, a Companhia  registrou  o  início  de  mais  uma  parceria  histórica:  um  acordo  com  o  Município  de  Guarulhos  para  equacionamento da dívida com a Sabesp e a transferência da operação dos serviços de água e esgoto do município para a Companhia. (...) Na Renda Fixa, preponderaram as estratégias focadas em títulos públicos federais, que se valorizaram pelo  resultado  das  eleições  presidenciais,  considerando  favorável  pelos  agentes  de  mercado  a  uma agenda de reformas e de cunho liberal. 

Observe que o trecho fala na mudança da gestão - em razao da política do estado - e incerteza quanto as alterações societárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário