Translate

14 abril 2019

História da Contabilidade: Revista da Associação dos Guarda-Livros 6

Um dos números da Revista da Associação dos Guarda-Livros (ed 10, 1875, p. 8, seção variada) (imagem ao lado) é possível notar a maneira como a mulher era considerada naquela época. A notícia é sobre a mulher na contabilidade:

Aqueles que tem viajado a Europa e America do Norte sabem que papel consideravel representa a mulher no commercio, na industria e nas artes. No commercio sobretudo, a mulher tornou-se precioso auxilio para o marido negociante, porque encontra n´ella o mais fiel e zeloso empregado, quer ella se ocupe da venda dos artefactos, quer se empregue na comptabilidade, quando sabe escripturação. (...) 

Inspirados n´esta ideia a Camara do commercio de Pariz facilitou ás mulheres o conhecimento da escripturação commercial, e há um anno abrio uma aula nocturna, a qual tem produzido excellentes resultados, segundo lemos em um jornal que temos á vista. [conforme grafia original] 

E aí a Revista narra o caso de uma escola que existe em Paris. Para concluir:

Amantes do progresso como somos, applaudimos ao exito da aula da contabilidade para as mulheres e sentimos que a educação da mulher no Brazil não seja encaminhada para este ramo de industria, pois muitas moças que vegetam em trabalho ingrato, e porventura á mingua dos trabalhos a que se dedidam, vão engrossar as fileiras do vicio, encontrariam nesta profissão senão feliz futuro, certamente honesto e vantajoso meio de vida.

(Confesso que ainda não entendi direito se o redator defende a possibilidade da mulher da contabilidade ou não).

Nenhum comentário:

Postar um comentário