Translate

06 janeiro 2019

Ainda a polêmica do Bitcoin

Afinal, o Bitcoin tem futuro ou não. Para Rogoff a questão é outra:

(...) É tentador dizer: "É claro que o preço está caindo aos pedaços". Os reguladores estão gradualmente percebendo que não podem consentir com a crescente presença de grandes transações tecnológicas que facilitam a evasão fiscal e a atividade criminosa. Ao mesmo tempo, os bancos centrais da Suécia à China estão percebendo que também podem emitir moedas digitais . Como destaquei em meu livro publicado em 2016 referente ao passado, presente e futuro das moedas, quando se trata de novas formas de dinheiro, o setor privado pode inovar, mas no devido tempo é o governo que se regula e se apropria. (...)

No momento, a verdadeira questão é se a regulamentação global será bem-sucedida no desenvolvimento de sistemas que agora são caros para rastrear e monitorar as criptomoedas. E também quando isso acontecer. Qualquer grande economia avançada que seja tola o suficiente para tentar aceitar moedas criptografadas, como o Japão fez no ano passado, corre o risco de se tornar um destino global para a lavagem de dinheiro. (Movimentos subsequentes do Japão para distanciar-se das criptocorrências foram talvez uma das causas das oscilações que a economia mundial deu este ano). No final, as economias avançadas certamente coordenarão a regulação da criptomoeda, como fizeram em outras medidas para evitar a lavagem de dinheiro e a evasão fiscal.

Mas isso deixa muitos jogadores insatisfeitos. Afinal, muitos países - incluindo Cuba, Irã, Líbia, Coréia do Norte, Somália, Síria e Rússia - estão atualmente trabalhando sob sanções financeiras dos EUA. Seus governos não necessariamente se preocuparão com as externalidades globais se as criptomoedas que podem ter valor sejam encorajadas, desde que sejam usadas em algum lugar.


Completo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário