Translate

24 março 2024

Confusão ESG no Texas

Postura anti-ESG fica mais complicado de fazer negócios. Da newsletter do NYTimes

O abraço de Wall Street ao financiamento climático está novamente sob ataque na América dos estados vermelhos [republicanos]. Um fundo escolar do Texas disse que estava encerrando seu contrato com a BlackRock para gerenciar cerca de $8,5 bilhões em dinheiro do estado, acusando a firma de boicotar empresas de energia, uma fonte de dinheiro em Texas.


A movimentação de ontem vem enquanto bancos enfrentam uma enxurrada de desafios legais de estados conservadores e à medida que os investidores estão perdendo o interesse em E.S.G. — abreviação para governança ambiental, social e corporativa — estratégias de investimento.

Gigantes de Wall Street já estavam reduzindo a promoção de E.S.G. No mês passado, BlackRock, JPMorgan Chase e State Street reduziram seu envolvimento ou se retiraram do Climate Action 100+, uma coalizão global de gestores de fundos que vinha pressionando empresas a descarbonizarem. (Larry Fink, C.E.O. da BlackRock, também disse que não usava mais o termo "E.S.G.", embora a firma permaneça comprometida com a estratégia.)

O Texas liderou uma nova investida conservadora contra E.S.G. Ao romper com a BlackRock, o Fundo Escolar Permanente do Texas disse que estava cumprindo uma lei de 2021 que restringia municípios e agências estaduais de trabalharem com bancos que fossem considerados como desinvestindo em petróleo e gás ou empresas de armas de fogo. Está entre as maiores retiradas por um estado de um gestor de fundos sobre a questão.

Chris Van Es, um porta-voz da BlackRock, chamou a decisão do fundo de "unilateral e arbitrária", acrescentando que ela "ignora nosso investimento de $120 bilhões em empresas públicas de energia do Texas."

A dura postura anti-E.S.G. pode não ser boa para os negócios. A Associação de Negócios do Texas, um grupo de lobby que inclui grandes empresas de energia, divulgou um relatório este mês descobrindo que a lei de 2021 poderia custar milhões ao estado.

Houve cerca de 145 projetos de lei anti-E.S.G. introduzidos em 28 estados este ano. Mas apenas um foi aprovado, de acordo com Frances Sawyer, chefe da Pleiades Strategy, um grupo de pesquisa de políticas que tem acompanhado as batalhas legislativas. Os projetos de lei estão enfrentando resistência de uma coalizão de ativistas climáticos e grupos empresariais.

"O extremismo está sendo bloqueado", disse Sawyer ao DealBook, apontando para a derrota no mês passado de um projeto de lei de New Hampshire que propôs tornar o investimento E.S.G. com fundos estaduais em um delito criminal.

Imagem: GPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário