Translate

17 março 2024

Fada do Dente

A tradição da Fada do Dente é parte da cultura ocidental. Basicamente, quando uma criança perde um dos dentes de leite, ela deve colocá-lo embaixo do travesseiro antes de dormir. Durante a noite, a "fada do dente" visita a criança enquanto ela dorme e substitui o dente por uma pequena quantia em dinheiro.

Existem várias explicações para essa tradição, que incluem até o incentivo para que as crianças mantenham boa higiene bucal. O valor deixado pode variar conforme a família e a região, assim como as condições econômicas, as tradições e outras variáveis. Em alguns casos, a "fada" deixa bilhetes para as crianças.

Sua origem parece ser antiga, originária de uma tradição em que uma criança é recompensada pela perda do dente de leite. Uma entidade relacionada à higiene bucal realiza uma pesquisa anual para determinar a média de dinheiro deixada para cada criança. O gráfico a seguir mostra a evolução do valor, em dólar, desde 2013. Atualmente, o valor médio é de 5,84 dólares, mas já foi maior.

Vamos agora considerar como contabilizar o dente e seu valor deixado no travesseiro. Imagine que exista uma entidade gigante, chamada Fada do Dente, que deixa 5,84 dólares por cada dente. Considerando que cada criança perde 20 dentes, podemos calcular o valor da despesa dessa entidade Fada do Dente como sendo 5,84 dólares vezes o número de dentes perdidos por ano vezes o número de crianças. Mas isso seria uma conta de despesa; se não existirem receitas para financiar essa entidade, ela será altamente deficitária.. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário