Translate

19 março 2024

PwC Internacional assume o controle da PwC Austrália

A chocante revelação de que a PwC Internacional assumiu o controle jurídico da PwC Austrália no ano passado enfureceu os três principais senadores que estão examinando o escândalo dos vazamentos de impostos. Os senadores dizem que foram levados a acreditar anteriormente que o ramo local estava operando de forma independente.

A rede global enviou uma carta jurídica para a PwC Austrália em junho passado, declarando que era uma "firma inadimplente" sob suas regulamentações e ordenou que o ramo local "tomasse todas as medidas necessárias" para nomear o sócio global Kevin Burrowes como diretor executivo interino.

Embora Burrowes relate ao conselho de sócios da PwC Austrália e não diretamente à PwC Internacional, a firma local permanece sob a "remediação supervisionada" da firma global.

Um sinal disso é que membros da equipe jurídica da PwC Internacional e um advogado externo local representando a organização global permanecem estacionados no escritório da firma em Sydney. Outros figurões internacionais da firma também visitam regularmente para verificar as coisas.

Os senadores agora querem convocar executivos da PwC Internacional perante o parlamento para explicar por que a empresa está retendo um relatório sobre aspectos internacionais do escândalo de vazamentos de impostos da firma. (Embora os senadores tenham o poder de compelir testemunhas na Austrália a comparecer, isso não alcança indivíduos baseados no exterior.) 

'Firmas Inadimplentes'

O senador liberal Richard Colbeck, presidente da investigação do Senado sobre consultoria, disse que agora está claro que a organização global estava retendo o relatório, da firma de advocacia Linklaters, para impedir que o assunto dos vazamentos de impostos fosse investigado por autoridades estrangeiras.

Por sua parte, a PwC Austrália acredita que não há nada para ver aqui. O presidente da PwC Austrália, Justin Carroll, disse que era "totalmente apropriado" que a firma local trabalhasse com a PwC Internacional para reformar suas operações.

A carta de "remediação supervisionada" e Os Regulamentos da PricewaterhouseCoopers International Limited são documentos estritamente confidenciais que a maioria dos sócios nunca chega a ver. Não é difícil entender o porquê.

Os regulamentos mostram que a PwC Internacional é toda-poderosa quando se trata de "firmas inadimplentes".

Suas regras de rede dão à PwC Internacional amplos poderes para substituir líderes em firmas membros por uma ampla gama de violações que incluem violar "qualquer um dos padrões da rede, políticas [ou] os documentos organizacionais da empresa".

Como parte desse processo, a PwC Internacional "pode impor qualquer ação corretiva que considere adequada a uma firma inadimplente".

Do Australian Financial Review.

Um comentário: é interessante que muitos escândalos internacionais da Big Four, a empresa mãe tenta deixar claro a autonomia existente, tomando distância do escândalo. Neste caso, a matriz procura evitar que informações que foram repassadas para empresas multinacionais saiam do escopo do Austrália e chegue em outras jurisdições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário