Translate

17 março 2024

Aramco: lucro cai, mas ainda é maior que muita grande empresa

A empresa Saudi Aramco reportou ontem uma queda de 25% nos lucros, em razão da redução dos preços do petróleo. A empresa é controlada pelo governo da Arábia Saudita (95%) e teve um lucro de  $122 bilhões (recorde de $161 bilhões no ano passado — o maior já registrado por uma empresa com ações na bolsa). Esse valor, de 122 bilhões, é mais do que o triplo do que a gigante petrolífera americana ExxonMobil conseguiu.



A Aramco planeja distribuir cerca de $98 bilhões desse lucro em dividendos este ano, enriquecendo ainda mais os já abastados cofres do estado saudita. Além de investimentos em futebol, golfe, tênis e outros esportes globais, o país também está investindo em projetos de desenvolvimento extremamente ambiciosos como parte do plano Visão 2030, que busca diversificar a economia do país para além dos combustíveis fósseis.

O projeto mais notável entre esses é THE LINE: a construção em andamento na Arábia Saudita de uma cidade futurista (ou distópica, dependendo do ponto de vista) que se estende por 170 quilômetros. Estima-se que o custo dessa construção ambiciosa esteja entre $100-200 bilhões, mas alguns especialistas sugerem que possa chegar a $1 trilhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário