Translate

01 março 2024

Economias Hiperinflacionárias

As normas para tratamento das demonstrações para situações de hiperinflação exigem uma definição do que seria hiperinflação. A listagem é longa, mas na prática basicamente é o fato do país ter mais de 100% de inflação em três anos. A cada ano, a listagem de país que se enquadra na regra muda. E isso é divulgado para que as pessoas (preparadores e auditores) estejam preparados para aplicar o famoso IAS 29. A tarefa de identificar os países que se enquadram cabe ao International Practices Task Force (IPTF) do Centro de Qualidade de Auditoria (CAQ) . 

Essa listagem é usualmente feita no final de cada ano. Para 2024, uma reunião em novembro de 2023 do IPTF, identificou os seguintes países: 

Países com taxas de inflação acumuladas de três anos superiores a 100%:

Argentina, Etiópia, Gana, Irã, Líbano, Serra Leoa, Sudão, Suriname, Turquia, Venezuela, Iêmen, Zimbábue


Países com taxas de inflação acumuladas projetadas de três anos superiores a 100%:

Haiti

Países onde as taxas de inflação acumuladas de três anos excederam 100% nos últimos anos:

Sudão do Sul

Países com taxas de inflação acumuladas de três anos recentes superiores a 100% após um aumento na inflação em um período discreto:

Não há países nesta categoria para este período.

Países com taxas de inflação acumuladas projetadas de três anos entre 70% e 100% ou com um aumento significativo (25% ou mais) na inflação durante o período atual:

Angola, Burundi, Egito, República Democrática Popular do Laos, Malawi, Moldávia, Nigéria, Paquistão, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Ucrânia

O IPTF também observa que pode haver países adicionais com taxas de inflação acumuladas de três anos superiores a 100% ou que devem ser monitorados, os quais não estão incluídos na análise, pois os dados necessários não estão disponíveis. Exemplos citados são Eritreia, Síria e Afeganistão.

Em resumo, são quatro países da América, dez da Ásia, 13 da África, 2 da Europa e 1 da Ásia/Europa. Os dados da inflação são do World Economic Outlook Databases. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário