Translate

19 março 2024

Clube do Livro

O Clube do Livro é um projeto que visa fomentar o engajamento de docentes e de discentes (graduação e pós-graduação) junto às temáticas abordadas no âmbito do UnB Accounting and Governance Conference (UnBAGC). Tal congresso ocorre anualmente, com a presença de renomados palestrantes internacionais. A cada edição do UnBAGC, ter-se-ão novas edições do Clube do Livro, tratando-se, portanto, de um projeto que poderá ser reeditado a cada ano.

Dentre os palestrantes internacionais já convidados e com presença confirmada no 10th UnBAGC, destaca-se a renomada professora Patricia M. Dechow. Suas pesquisas tratam de acréscimos contábeis, qualidade e confiabilidade dos lucros, no uso de informações sobre lucros na previsão dos retornos das ações e no efeito das previsões dos analistas nas percepções dos investidores sobre o valor da empresa. Para tanto, toma como base os conteúdos pertinentes à Teoria da Contabilidade Financeira.

Um livro de referência para tal conteúdo é do prof. W. R. Scott, que fornece uma apresentação completa das teorias da contabilidade financeira. Em sua 7ª edição, o livro inclui uma cobertura considerável das normas contábeis orientadas para as normas do IASB, bem como das principais normas contábeis dos EUA. Embora a discussão do texto se concentre em relacionar os padrões com a estrutura teórica do livro, a cobertura proporciona aos alunos a exposição ao conteúdo dos próprios padrões. O livro é apropriado para cursos de Teoria da Contabilidade Financeira tanto nos níveis de graduação quanto de mestrado profissional. 

A proposta do Clube do Livro, portanto, nesta sua segunda edição e acoplada ao 10th UnBAGC, é estudar com profundidade a obra citada, promovendo engajamento dos envolvidos no projeto do Clube do Livro e possibilitando uma participação mais efetiva dos pesquisadores no referido evento.

Local:

Os encontros ocorrerão de forma presencial, na Sala de Reuniões - Prédio da FACE/UnB, e virtualmente, pela Plataforma Microsoft Teams. Os links serão disponibilizados, a cada encontro, pelo Instagram.

Cronograma:

Encontro 1 - Introdução e Accounting under Ideal Conditions - Responsável: Mariana Guerra - cap. 1 e 2 - 21/mar

Encontro 2 - The Decision Usefulness Approach to Financial Reporting - Fernanda e Juliana - cap. 3 - 28/mar

Encontro 3 - Efficient Securities Markets - Responsável: Sérgio Nazaré - cap. 4 - 11/abr

Encontro 4 - The Value Relevance of Accounting Information - Responsável: Francisca - cap. 5 - 25/abr

Encontro 5 - The Measurement Approach to Decision Usefulness - Responsável: Paulo Mendes - cap. 6 - 16/maio

Encontro 6 - The Efficient Contracting Approach to Decision Usefulness. Responsável: César - cap. 8 - 23/maio

Encontro 7 - An Analysis of Conflict - Responsável: Tiago Mota - cap. 9 - 13/jun

Encontro 8 - Earnings Management - Responsável: Rodrigo Gonçalves - cap 11 - 27/jun

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário