Translate

06 março 2024

As matemáticas da vida e morte

O livro "As Matemáticas da Vida e da Morte", de Kit Yates, diz na capa de trás que não é para matemáticos nem sobre matemática. Não há equações, apenas a promessa de uma leitura fácil. Em sua maioria, o autor atinge esse objetivo nos sete capítulos, especialmente no primeiro sobre crescimento exponencial e no quinto sobre sistemas numéricos. Talvez o capítulo cinco devesse estar no início do livro.



No entanto, às vezes o autor torna a explicação de alguns conceitos mais complicada do que deveria ser, como no capítulo sobre a matemática por trás da medicina. Encontrei isso como um problema, pois o livro promete uma compreensão fácil das aplicações da matemática no mundo real. Por isso, acredito que o livro não cumpre completamente essa promessa.

Apesar disso, a obra oferece lições valiosas. Quando Yates explica o uso do problema da contratação, uma regra matemática para fazer escolhas, seus exemplos são interessantes e originais até certo ponto.

É uma leitura interessante para quem deseja entender como a matemática pode ser útil na vida real. Também é indicado para quem gosta do assunto ou para aqueles que têm receio do tema e desejam superar o medo. 


Atualização pela Contabilidade Financeira: O livro está com um link de Associado Amazon. Isso significa que, caso cliquem e adquiram o produto, ganharemos uma comissão que utilizamos para manter e cobrir os custos do blog. Todavia, isso não motivou a indicação do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário