Translate

21 fevereiro 2020

Dicas para fazer um parecer

Uma lista de 12 dicas para um parecerista, segundo Publons (com adaptações)

1) Veja se você realmente possui os conhecimentos necessários para fazer o parecer. Muitas vezes é melhor recusar a solicitação, do que fazer um parecer inadequado.

2) Veja na página do periódico se existe alguma instrução específica para o parecer. Isto inclui a verificação do formato e a padronização das referências, caso já não tenha sido feita.

3) Dê uma olhada geral no texto para ter uma noção ampla da pesquisa. Sublinhe as palavras relevantes.

4) Escolha um local calmo e leia o texto criticamente. Veja se as tabelas/figuras/fórmulas/referências estão visíveis. Faça perguntas como: o título é relevante; a pergunta da pesquisa é importante; as principais referências estão citadas; os dados e o método são adequados e corretos; a pesquisa é original e importante;

5) Faça anotações sobre as mudanças principais e secundárias que precisam ser feitas. Isto deve estar no parecer. 

6) Existe preocupação por parte do autor com os erros comuns.

7) Elabore uma lista de itens para verificar. Por exemplo, o estudo citado no texto está nas referências?

8) Avalie a gramática e verifique se o estilo é do periódico. O texto tem uma linguagem fluída? Há conexão entre as partes? É conciso e objetivo?

9) É nova pesquisa? Verifique as publicações anteriores dos autores e de outros autores no campo para garantir que os resultados não foram publicados anteriormente.

10) Resuma suas anotações para o editor. Isso pode incluir visão geral, contribuição, pontos fortes e fracos e aceitabilidade. Você também pode incluir a contribuição / contexto do manuscrito para os autorese, em seguida, priorizar e agrupar as principais revisões e revisões menores / específicas no feedback. Tente compilar isso de uma maneira lógica, agrupando coisas semelhantes em um cabeçalho comum sempre que possível e numerando-as para facilitar a referência.

11) Dê recomendações específicas aos autores para alterações. Em que você quer que eles trabalhem? 

12) Dê sua recomendação ao editor.

Acrescento: leia mais de uma vez, de preferência alguns dias depois da primeira leitura.

Um comentário:

  1. Muito bom! Outra boa dica é, se não se sentir à vontade para avaliar o estudo, avise ao editor, e se possível, indique um colega que você pense ser mais indicado.

    ResponderExcluir