Translate

19 fevereiro 2020

Nome cobiçado

Anguilla é uma ilha do Caribe do Caribe com 13 mil habitantes. A ilha foi descoberta por Colombo, em 1493, sendo colonizada pelos ingleses a partir de 1650. Possui autonomia administrativa, mas é um estado associado a São Cristovão e Névis. O chefe de estado é Isabel II, que conhecemos como rainha Elizabeth.

A ilha teve uma sorte grande: o domínio da internet local é "ai". Coincidentemente, "ai" é a sigla para "inteligência artificial". Quando alguém deseja ter o nome da internet terminado em "ai", paga-se uma taxa de 50 dólares por ano. Parece pouco, mas só em 2018 o valor final foi de 2,9 milhões de dólares.

Anguilla deve sua boa sorte ao grande, ainda que obscuro e muitas vezes peculiar, mercado de endereços na internet. Para se destacar, as startups estão dispostas a usar nomes incomuns na internet ou domínios que terminam em “.ai”. Esse é um mercado que se tornou atraente até para grandes investidores. Uma empresa de private equity, em 2018, comprou a Donuts Inc., uma corporação com direitos a mais de 240 nomes de domínio mais recentes, como “.technology" (.tecnologia) e “.engineering" (.engenharia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário