Translate

28 fevereiro 2020

Ódios

Oito ódios engraçados
Adaptado de LUCAS REILLY

Existem alguns ódios famosos: Hatfield x McCoys, Edison x Tesla, Coca x Pepsi. As oito histórias abaixo são interessantes e mostram os vencedores:

1. ÓDIO AO CORREIO // MARK TWAIN VS. SERVIÇO POSTAL
Mark Twain odiava basicamente tudo a ver com os correios. Selos ? "Quando a Inglaterra, em 1848, inventou selos, meus sentimentos eram decididamente anti-ingleses". O custo do envio de correio para o exterior? "Assalto absoluto”. A exigência em escrever um endereço completo em envelopes? “tempo ordena totalmente desperdiçado; e, lembre-se, quando um homem é pago por palavra ... esse tipo de coisa dói.”

O ódio de Twain foi prolongado. Quando jovem, morou em Nevada e trabalhou como consultor do senador William Stewart. Ele já tinha ódio quando um constituinte escreveu pedindo ao governo para que construísse uma nova agência postal: “Que maldade você quer com uma agência postal? … Se alguma carta chegasse lá, você não conseguiria lê-la. ... Não, não se preocupe com uma agência dos correios ... O que você quer é uma bela prisão”.

Quando, em 1879, o secretário particular do Postmaster General tentou responder a algumas das críticas de Twain, o romancista reagiu : "Você não é o Departamento dos Correios, mas apenas um apêndice irresponsável, barato e desnecessário".

Os correios responderam apenas fazendo seu trabalho - às vezes em circunstâncias impossíveis. Uma vez, Twain esqueceu o endereço de um amigo e escreveu no envelope: “Para MR. CM UNDERHILL, que trabalha no setor de carvão em uma dessas ruas e é muito respeitado, tanto pelo casamento como pela descendência geral, e é um homem alto e velho, mas sem cabelos grisalhos e costumava ser bonito. BUFFALO NY de MARK TWAIN PS: Um pouco careca no topo da cabeça.

Os correios entregaram com sucesso a carta.

Vencedor: Os correios, que entregaram as cartas

2. URUBUGATE // JOHN JAMES AUDUBON X CHARLES WATERTON

Na década de 1820, John James Audubon - o ornitólogo americano e futuro autor do livro mais caro do mundo, The Birds of America - era obcecado por abutres. Ele ficou particularmente fascinado pelos hábitos alimentares do pássaro: Audubon acreditava que os catadores não encontravam refeições apodrecidas com o olfato, como era crença na época, mas usavam a visão.

Quando Audubon apresentou sua teoria em 1826, ele deixou o conservacionista britânico Charles Waterton profundamente chateado. Waterton havia escrito muito sobre o ostensivamente excelente olfato do peru em um de seus livros e ficou tão ofendido com a nova teoria que sugeriu que Audubon " deveria ser chicoteado ". Os colegas pró-cheiro de Waterton tentaram manchar a credibilidade de Audubon, fazendo ataques diretos a suas habilidades como escritor: “Sua gramática é ruim; sua composição é ruim; e suas declarações são tão insatisfatórias." De acordo com a zoóloga Lucy Cooke em seu livro The Truth About Animals , Waterton manteve sua cruzada por anos:

“Ao longo de cinco anos, Waterton escreveu nada menos que dezenove cartas para a Revista de História Natural atacando Audubon e qualquer pessoa em sua órbita. Quando a Revista finalmente parou de publicar suas cartas, ele teria continuado a imprimi-las e distribuí-las. Seus esforços foram inúteis. Suas impenetráveis ​​e indecifráveis ​​diatribes, pontuadas por ad hominems sardônicos e obscuras frases em latim, lhe renderam poucos aliados. ... Quanto mais Waterton gritava, mais ele era ignorado. No final, ele foi forçado a desistir. ”
Mais tarde, as experiências apoiariam a posição de Audubon e, atualmente, é geralmente aceito que todos os abutres usam a visão. Mas na década de 1960, uma nova pesquisa descobriu que alguns tipos de abutres realmente usam cheiro. Portanto, embora Audubon estivesse certo sobre a maioria dos abutres, ele errou com um tipo específico de abutre (ele provavelmente os confundiu com os abutres-negros que não cheiravam). Atualmente, até a Audubon Society diz que o abutre de peru "tem um olfato bem desenvolvido". Isso tem que doer.

Vencedor: Charles Waterton e abutres de peru.

3. A CORRIDA AO POLO NORTE // FREDERICK A. COOK VS. ROBERT E. PEARY
Em 1908, Frederick A. Cook e Robert E. Peary estavam em uma corrida amarga ao topo do mundo. Cook insistiria em ter alcançado o polo primeiro, mas um ato de possível sabotagem danificaria sua reivindicação.
Em sua viagem de volta, Cook parou em Annoatok, na Groenlândia, e encontrou um caçador americano chamado Harry Whitney. Procurando descarregar algum peso para a próxima etapa de sua jornada, Cook confiou a Whitney seus suprimentos - incluindo seus registros de navegação e sextante - com a confiança de que Whitney os levaria com segurança para a cidade de Nova York, onde eles se encontrariam mais tarde.

Meses depois, Robert Peary - recém-chegado de sua própria expedição ao norte - aparecia em Annoatok com um barco. Whitney estava com vontade de deixar a Groenlândia, e Peary concordou em ajudar a levar Whitney para casa sob uma condição: que ele deixasse todos os suprimentos de Cook para trás. Whitney aceitou. Cook, com seu equipamento perdido em algum lugar da Groenlândia, nunca seria capaz de defender o seu feito. The New York Times , que ajudou a patrocinar a viagem de Peary diria que a afirmação de Cook foi "a impostura mais surpreendente desde que a raça humana veio à Terra".

Setenta e nove anos depois, em 1988, o jornal emitia uma correção . Ainda não está claro se um dos dois atingiu o polo.

Vencedor: O escritório de turismo em Annoatok, Groenlândia.

4. QUEIXAS GRAVITACIONAIS // ROBERT HOOKE VS. ISAAC NEWTON

Em 1665, Robert Hooke olhou através de um microscópio um pedaço de cortiça e imediatamente lembrou de um mosteiro. Acreditando que a treliça de pequenas estruturas que viu parecia a câmara de um monge, ele decidiu dar-lhes um nome familiar: Cellula , ou células .

A descoberta da célula é apenas um das muitas realizações de Robert Hooke. Ele fez “um trabalho pioneiro em óptica, gravitação, paleontologia, arquitetura e muito mais”. Ele também influenciou a teoria da gravidade de Isaac Newton - escreveu a Newton sobre a ideia por volta de 1680 - e estava convencido de que Newton nunca teria preparado a teoria sem sua ajuda. Então, por que Hooke não é um nome familiar?

Newton pode estar por trás disto. Durante anos, os dois cientistas reclamaram do crédito por uma série de descobertas, e isso irritou Newton. Em uma carta, Newton escreveu a Hooke: "Se eu já enxerguei mais era por que eu estava nos ombros dos gigantes". Isso pode não ter sido um elogio. Hooke era baixo e corcunda, e é possível que Newton estivesse dando uma surra no cientista: sua influência é tão pequena quanto sua estatura. Quando Hooke morreu e Newton se tornou o presidente da Royal Society, os acólitos de Newton escreveram Hooke como uma nota de rodapé. De fato, sob a liderança de Newton, a única pintura de Hooke existente desapareceu. Alguns argumentam, sem evidências, que Newton o queimou.

Vencedor: Isaac Newton, teóricos da conspiração, fãs das mitocôndrias.

5. AS GUERRAS DOS OSSOS // OTHNIEL CHARLES MARSH X EDWARD DRINKER COPE

Othniel Charles Marsh e Edward Drinker Cope descobririam cerca de 130 espécies de dinossauros em meados do século XIX, apresentando ao mundo os Triceratops e Stegosaurus . Você pensaria que esses dois grandes paleontólogos, com todos os seus interesses comuns, teriam funcionado bem juntos, certo?

No começo, eles fizeram. Mas em 1868, tudo mudou. Por anos, Cope vinha classificando fósseis descobertos nas pedreiras de marisco perto de Haddonfield, Nova Jersey. Quando Marsh visitou Cope para fazer um tour pelos poços, ele secretamente fez um acordo com os proprietários da pedreira, incentivandos-os a reinvindicar os direitos aos fósseis que Cope encontrou. Cope ficou furioso. Mais tarde, Marsh descobriu que Cope havia reconstruído um esqueleto de dinossauro para trás, confundindo a cauda do animal com o pescoço. A informação tornou-se pública e foi profundamente embaraçosa para Cope. Uma rivalidade tóxica nasceu.

Nas três décadas seguintes, os dois homens espalharam manchas tóxicas, enquanto corriam para coletar o maior número de fósseis - o que agora é conhecido como Guerra dos Ossos. De acordo com a Academia de Ciências Naturais da Universidade Drexel, “o trabalho apressado de Cope foi atormentado por erros descuidados. Marsh frequentemente recorria a suborno e bullying na busca de espécimes”. A briga implacável transformaria os dois homens em lendas da paleontologia - e os levaria à ruína financeira.

Vencedor: conta bancária de Michael Crichton.

6. OS TUMULTOS DE ASTOR // WILLIAM MACREADY VS. EDWIN FORREST
Se você acha que a luta do Oscar por “Melhor Ator” é difícil hoje, foi muito pior em 1849. Naquela época, a disputa pelo melhor ator shakespeariano caiu para dois homens: William Macready, um querido da crítica britânica, e Edwin Forrest, uma das primeiras grandes estrelas da América. Durante anos, a imprensa britânica e americana debateu quem era o melhor ator, e os dois homens atraíram seguidores fiéis - e às vezes beligerantes. (Uma vez Forrest foi a uma das apresentações de Macready e assobiou dos assentos.)

Mas a rivalidade se tornou mais simbólica na década de 1840, à medida que o sentimento da América pelos britânicos azedava. (Um afluxo de imigrantes irlandeses, que desprezavam todas as coisas britânicas, aumentou o problema.) Assim, em maio de 1849, quando Macready apareceu no papel de Macbeth no Astor Opera House em Nova York, ele foi recebido com vaias e cestas de lixo.

Macready continuou suas apresentações por insistência dos literatos de Nova York, levando oportunistas políticos em Tammany Hall a colar cartazes em toda a cidade perguntando aos homens que trabalhavam, a América ou a Inglaterra governarão nesta cidade ? Logo, a questão de quem era o melhor ator assumiu uma debate maior. Milhares de manifestantes se reuniram do lado de fora do teatro, a milícia foi chamada e um tumulto eclodiu. Pelo menos 22 pessoas morreram, tornando-a, de acordo com o JSTOR Daily , "a insurreição cívica mais mortal da história americana até então".

Vencedor: Ninguém.

7. VIDA APÓS A MORTE // ARTHUR CONAN DOYLE X HARRY HOUDINI
Arthur Conan Doyle e Harry Houdini eram fascinados pelo espiritualismo, embora por razões diferentes. Houdini era um ilusionista profissional que ganhava a vida enganando as pessoas. Antes de ser um nome familiar, ele ganhou uma pequena renda realizando sessões e fingindo falar com os mortos. Por mais que quisesse acreditar na vida após a morte, ele era cético em relação a qualquer pessoa que alegasse ter o poder de se comunicar com o outro lado.

Arthur Conan Doyle, amigo de Houdini , no entanto, acreditava sinceramente que poderia acessar a vida após a morte. De fato, sua esposa Jean era médium. Um dia, ela alegou convocar a mãe morta de Houdini e recebeu uma mensagem de 15 páginas do além-túmulo. Havia um problema: o fantasma escrevia em inglês impecável. A mãe de Houdini era húngara e quase não falava inglês.

Para Houdini, foi um ponto de ruptura. Os dois homens nunca reconciliaram suas diferenças. Houdini continuaria descrevendo os médiuns como "sanguessugas humanas", charlatães que exploravam a dor das pessoas e dedicaria grande energia à exposição de médiuns fraudulentos. Sua cruzada para desmerecer esses vigaristas foi tão grande que alguns teorizaram que Houdini pode ter sido envenenado por videntes raivosos.

Vencedor: racionalismo e socos no estômago.

8. UM PROBLEMA FILOSÓFICO INTRIGANTE // DR. KARL POPPER VS. LUDWIG WITTGENSTEIN

Na Universidade de Cambridge, era tradição realizar uma discussão semanal para os filósofos da universidade e seus alunos. Numa dessas noites, em 1946, o convidado foi o Dr. Karl Popper, com Bertrand Russell e Ludwig Wittgenstein. Seria a primeira e a última vez que os três filósofos estavam na mesma sala juntos.
Popper apresentou um artigo chamado "Existem problemas filosóficos?", um soco em Wittgenstein, que argumentou que não havia tais problemas - apenas quebra-cabeças linguísticos. Wittgenstein ficou tão apaixonado quando discutiu com Popper, que começou a acenar para enfatizar.

Alguns dizem que Wittgenstein ameaçou fisicamente Popper. Outros sugerem que Popper estava pronto para dar uma facada literal no próprio Wittgenstein. Seja como for, é justo que ninguém tenha sido capaz de verificar exatamente o que ocorreu: a contribuição mais famosa de Popper à filosofia era, afinal, uma crítica ao verificacionismo.

VENCEDOR: Incerteza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário