Translate

10 fevereiro 2020

Madoff, prisão e custo

Bernard Madoff construiu um esquema de pirâmide que trouxe prejuízos a muitos investidores. Em 2011, o juiz Denny Chin impôs uma sentença de prisão. Isto significa que Madoff pode ser libertado em 2139.

Madoff tem atualmente 81 anos de idade. E agora solicitou a libertação “compassiva”. Estes casos ocorrem quando o preso está em tratamento médico e com sérios problemas de saúde. Em dezembro de 2019, um juiz concedeu este benefício a outro fraudador famoso, Bernard Ebbers, que estava doente e faleceu um mês depois. Na época que foi libertado, diversas entidades e vítimas manifestaram oposição ao benefício concedido à Ebbers.

Entretanto, a perspectiva da morte não representa, nos Estados Unidos, uma condição para libertação automática da prisão. O advogado de Madoff afirma que o criminoso não contesta os crimes e a gravidade deles. Mas afirma que Madoff tem menos de 18 meses de vida e está pedindo “compaixão” ao tribunal.

Um argumento favorável ao pedido é o custo. Um preso saudável em uma prisão federal custa 30 mil dólares por ano. Mas um preso com problemas de saúde pode ter um custo acima de 100 mil dólares por ano. Como a população carcerária cresce a cada ano, isto é um problema de finanças públicas. O orçamento atual para serviços de saúde dos reclusos é de 1,2 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário