Translate

06 fevereiro 2020

Guiana e os recursos minerais

É a maldição dos recursos naturais. A Guiana, um país que fica ao norte do Brasil, teve a sorte de descobrir petróleo no alto mar, em um bloco chamado Stabroek. Em junho de 2016, o país fez uma negociação, em que irá receber 52% das receitas provenientes desta exploração. Tradicionalmente, um acordo como este envolve percentual entre 65 a 85%.

De qualquer forma, a participação de 52% significa 168 bilhões de dólares. Mas poderia render 223 bilhões se o percentual fosse de 69%, um valor “mais justo”, segundo um grupo de políticas públicas chamado OpenOil. Isto corresponde a 1,3 bilhão a mais por ano. Como o PIB do país é de 3,7 bilhões, somente esta diferença será muito expressiva.

Segundo a entidade que divulgou estas informações, o que ocorreu é que os governantes, incluindo o ministro de recursos minerais, recusou a escutar os especialistas. Como o país terá nos próximos dias eleições, o relatório do Global Witness, que divulgou as informações, foi classificado como político. Mas é interessante notar que mesmo a oposição é contra qualquer renegociação da licença de Stabroek. Como a Venezuela reivindica parte do território da Guiana, o acordo inclui, segundo o ministro de recursos minerais, “alguma segurança e estabilidade para a área”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário